Últimas publicações

Categoria: Dicas

20/10/2016

7 dicas para dar um bom feedback.

O feedback também é um momento importante do processo de trabalho. Não só para apontar e corrigir pontos ruins, mas também para realinhar o que já está bom. Um bom feedback, entenda-se aqui como sendo um feedback de qualidade, independentemente do conteúdo dele; pode motivar ou não a sua equipe.

 

feedback_Blog_do_incentivo

 

Para que esse tipo de conversa funcione e se torne produtivo, podemos seguir com estas dicas:

1.Seja justo com seu funcionário ou equipe. Analise o que precisa ser dito e a melhor forma de dizer.

2. Seja direto. A melhor forma de fazer com que as pessoas te entendam é ser claro e específico com o que você deseja que seja melhorado, por exemplo.

3. Tenha critérios ao avaliar. Elogios demais ou de menos podem atrapalhar o rendimento da sua equipe.

4. Apenas faça críticas construtivas e assim você terá um funcionário empenhado em melhorar.

5. Mantenha uma postura firme na hora de falar. Gritar não vai resolver o seu problema.

6. Avalie a melhor hora para falar. Saber a hora certa de dar o feedback é tão importante quanto saber como fazê-lo.

7. Sinceridade sempre. Esse será sempre o melhor jeito para se comunicar com alguém. Além disso, as pessoas sabem quando alguém está mentindo para elas, mesmo que seja com um elogio “forçado”.

O feedback é uma etapa que merece atenção e que está intrinsecamente ligada a motivação dentro de uma organização, algo que é abordado constantemente aqui no Blog do Incentivo. Quando bem utilizado, o feedback funciona como um guia para que sua equipe alcance a excelência de forma colaborativa e eficaz. Não podemos esquecer também que o feedback precisa ser transformado em planejamento ou alteração de rotinas e/ou comportamentos. Apenas o recebimento de um feedback não garante que a situação ou problema será resolvida. Sendo assim, um feedback que já contenha alguma sugestão de alteração ou melhora pode ser uma forma direta e interessante para que uma mudança, de fato, ocorra.

Com essas dicas, como você avalia o seu próprio feedback?

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados