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14/12/2016

Como fidelizar clientes?

Mais que vender, as empresas precisam se preocupar em fidelizar seus clientes, oferecendo diferenciais e maior valor agregado.

 

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Final do ano é época de começar a pensar nas estratégias para o próximo período. Todos sabemos que 2016 não foi o melhor ano para a economia, o desemprego e a queda do poder aquisitivo do consumidor brasileiro derrubaram as metas de muitas empresas, estejam elas vendendo diretamente para o varejo ou não. Em um cenário tão complexo e competitivo, muitas empresas dedicam uma boa dose de esforço para atrair novos clientes para sua loja, seja ela física ou online. Porém, esquecem-se de uma importante estratégia de vendas: investir na fidelização dos seus clientes.

Fidelizar clientes funciona para qualquer empresa. Estima-se que um cliente fiel chega a ser cinco vezes mais barato que um novo cliente, pois ele já conhece sua empresa e, provavelmente, será um porta-voz da sua marca. Os clientes fidelizados também oferecem outra vantagem para o seu negócio, eles funcionam como um núcleo de atração para compradores em potencial ao disseminar sua marca.

Mas afinal, como minha empresa pode fidelizar os clientes, já pensando nas projeções de vendas de 2017? Entenda alguns aspectos que o Blog do Incentivo traz para você.

Encante o seu cliente

Muito mais que atender seu cliente de forma a satisfazê-lo é preciso encantá-lo. Encantar é muito mais que simplesmente fazer uma venda atenciosa e assertiva, encantar é conseguir, antes de tudo, identificar a necessidade de seu cliente e entregar produtos e/ou serviços que vão além das expectativas dele. Encantar é agregar valor para o cliente, desde a experiência de compra até o valor percebido pelo bem adquirido.

Conheça o seu cliente (e seus hábitos)

Um bom barbeiro conhece o corte de seus clientes habituais nos mínimos detalhes. Como fazer o pezinho, a altura do corte, se faz a costeleta quadrada ou não e por aí vai. Esse conhecimento garante que o cliente volte sempre. Em uma empresa de pequeno porte, que tenha entre 50 e 100 clientes fiéis pode ser difícil lembrar de memória suas últimas interações. Tal qual um barbeiro, uma empresa precisa de um sistema para gerir as informações sobre seus clientes (e a memória não é a melhor delas). É ai que entra um sistema de gerenciamento de relações com o cliente (ou CRM) no qual você poderá ter dados que ajudarão a estreitar o relacionamento com seus clientes.

Tenha um plano de fidelização e invista em comunicação

Ter um plano de fidelização é o primeiro passo na estratégia de fidelização de clientes. Seja por meio de um simples cartão fidelidade da marca ou uma sofisticada plataforma de vantagens como premiação, é necessário ter claro um plano de ação concreto para que seu cliente não fique confuso ou desamparado. Outro ponto importante é estabelecer um canal de comunicação em que o cliente possa se conectar com a marca e fortalecer o relacionamento. Newsletter personalizadas, informativos, ou até mesmo uma revista pode te auxiliar a se aproximar de seus fiéis clientes.

Promoções exclusivas

O cliente que já está fidelizado precisa ser tratado como um VIP. Esse é um diferencial que precisa ser enxergado para esse segmento de clientes. Promova ações de relacionamento, ofereça produtos exclusivos ou descontos atrativos, convide esses clientes a participarem da fase de testes de um novo produto ou serviço. Essa são táticas valiosas que tornarão seus clientes ainda mais fiéis à marca.

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