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01/02/2017

Ações de incentivo em datas comemorativas. Você está preparado?

Datas comemorativas representam uma boa oportunidade para engajar seus colaboradores ou dar um gás em suas vendas e programas de fidelidade.

 

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Por aqui, temos um ditado popular que todo começo de ano cai na boca do povo: “o Brasil só começa a funcionar depois do carnaval”. Para muitas pessoas esse ditado cai como uma luva, porém para os profissionais de marketing de incentivo, o carnaval representa uma grande oportunidade para começar o ano já com o bloco na rua e com boas ações para incrementar vendas ou motivar os colaboradores.

No calendário brasileiro o Carnaval tem uma grande importância, seja para os foliões ou para os profissionais que trabalham com live marketing. Para se ter uma ideia da dimensão, apenas em 2016 o Carnaval de São Paulo gerou negócios que superam os R$ 400 milhões. Isso por que não consideramos os carnavais do Rio de Janeiro, Salvador e Recife, também muito movimentados e que atrai milhares de turistas a cada ano.

Para alguns setores, investir em ações de live marketing e marketing de incentivo no carnaval pode fazer sentido, para outros nem tanto. Porém é importante se ter em mente que datas comemorativas são grandes oportunidades para pensar em ações para seus clientes, colaboradores ou força de venda.

Pense nas datas comemorativas como uma forma de promover uma campanha pontual. Se você está pensando em uma ação voltada para motivar seus colaboradores ou incentivar a força de vendas, vale trabalhar com prêmios atrativos e que estejam incluídos no tema da data comemorativa. Para facilitar a mecânica da campanha e a logística de entrega, vale trabalhar com plataformas de troca de pontos, assim seus colaboradores tem a flexibilidade de escolherem o prêmio que quiser a qualquer momento.

Já para ações focadas em incentivo de vendas e promoções, o ideal é trabalhar com um planejamento estruturado e preparar uma campanha de marketing de incentivo robusta, com a definição das regras e das premiações. Aqui, para facilitar o trabalho, vale implementar uma plataforma tecnológica exclusiva para a campanha. Aqui no blog já explicamos melhor sobre a importância das plataformas tecnológicas. Se você ainda não leu o texto, clique aqui.

Outra oportunidade para os lojistas aproveitarem as datas comemorativas é turbinando seus programas de fidelidade ou de acúmulo de pontos, oferecendo recompensas diferenciadas para os clientes que acumulam ou trocam pontos durante o período da data comemorativa.

Independente do seu foco, é importante lembrar que ter um planejamento de marketing de incentivo é um importante passo para colher bons resultados, e ter em seu radar as datas comemorativas ajuda a traçar objetivos de campanhas. A Serasa Experian disponibiliza gratuitamente em seu site um calendário com todas as datas comemorativas do varejo. Para baixá-lo, clique aqui.

Conheça também a nossa biblioteca, com e-books e infográficos que podem te ajudar no planejamento e execução de suas campanhas de incentivo, clicando aqui.

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