Últimas publicações

Categoria: Notícias

19/04/2017

Negociação: A habilidade de ouro.

Em tempos bicudos todos temos que fazer concessões. Seja na esfera pessoal ou na profissional, saber negociar é visto hoje como uma das principais habilidades e podem apontar ou não o sucesso de uma iniciativa, um projeto ou até de uma simples (ou complexa) compra.

 

habilidade_negociação

 

Muito mais do que simplesmente enxergar a negociação como uma barganha, é importante entender que negociar é a forma de se chegar a um acordo que atenda a todas as partes que estão participando da transação.

Muitos vendedores encaram uma negociação, especialmente quando iniciada por um cliente, como sinônimo de diminuição na margem de lucro, porém muitos não enxergam a possibilidade de esta negociação ser uma oportunidade de entender melhor o seu cliente e atendê-lo da melhor forma possível.

Confira abaixo algumas dicas para melhorar a sua habilidade de negociação:

1.Conheça o seu interlocutor

No começo pode soar difícil, mas com a prática é possível pegar o jeito de se ler o seu interlocutor. Preste atenção na expressão corporal da pessoa com a qual você está negociando. Como ela se comporta? Ela é agressiva e desconfiada? Ou ela tem uma postura aberta e colaborativa? Essas pistas dizem muito sobre a pessoa com a qual você está negociando.

2.Seja um bom ouvinte

Um bom negociador é, antes de tudo, um bom ouvinte, pois ele sabe entender a necessidade de seu cliente e/ou interlocutor para então saber como fará a abordagem e quais argumentos irá utilizar na negociação.

3.E saiba falar (e argumentar)

Mais do que ouvir, é preciso saber falar, com clareza e de forma coerente, e expor os seus argumentos. É nesse momento que você precisa convencer o seu interlocutor a comprar a sua ideia ou produto

4.Se prepare (sempre)

Outro ponto importante em uma negociação é o preparo do negociador. Em algumas ocasiões não existe oportunidade para improvisos, o mínimo deslize ou gaguejo pode fazer com que a negociação azede.

5.Treine – a prática leva a perfeição

E como qualquer habilidade, na negociação a máxima acima também é válida. Sempre que possível conduza uma negociação ou abra espaço para que haja uma. Com o tempo essa habilidade irá fazer parte do seu dia a dia de forma natural.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados