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Categoria: Fala WLC

31/05/2017

WLC 20 Anos: O Presente, o Futuro e a Realidade do Mercado de Incentivo.

Chegamos a terceira e última parte da nossa série de reportagens sobre a jornada de 20anos da WLC no mercado de incentivo.

 

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Nesta última matéria com ajuda dos diretores da empresa, abordaremos as necessidades do mercado, os objetivos e as projeções para o futuro. Para encarar novos desafios é necessário estar sempre preparado, manter a excelência, se adequar a novas necessidades e atrair novos parceiros. Esses são alguns dos pilares do Grupo WLC.

O presente tem apresentado desafios e amplas possibilidades. Quem nos dá esse diagnóstico é Luiz Carlos Orlandin, Diretor Comercial do Grupo. O executivo, porém, diz que é preciso estar alerta nos aspectos relacionados a transparência nas relações com os diversos stakeholders. “Precisamos nos preocupar em manter um relacionamento honesto e transparente, estar sempre atentos aos prazos acordados com cliente e as soluções oferecidas, pois esses atributos são percebidos com atenção e valorizados pelo mercado”, completa Orlandin.

Waldir Souto, Diretor executivo, destaca que o trabalho árduo durante todos esses anos se reverte em credibilidade. Clodoaldo Stefanelli, também diretor, completa. “Graças aos valores e a credibilidade, adquiridas com grandes sacrifícios e trabalho, mesmo com a crise que se abateu sobre o país como um todo, a empresa segue em frente sem instabilidade”.

Para Orlandin a WLC tem uma sólida experiência no mercado de incentivo e um dos grandes diferenciais é ter um posicionamento claro e oferecer um serviço diferenciado para seus clientes. “Nós temos um core business, trabalhar o mercado de incentivo e premiação. Nós pretendemos continuar nesse mercado atuando de forma diferenciada, também temos explorados outros nichos como o de Marketplaces.

Porém não pretendemos explorar o ramo de e-commerce. Nosso objetivo é continuar atuando com eficácia no ramo de incentivo que hoje é um mercado bastante competitivo. Hoje, temos grandes players do mercado de e-commerce atuando também na área de incentivo. Porém, eles não proporcionam um serviço diferenciado como o executado pelo Grupo WLC.” Para ele, muitas campanhas de incentivo administradas por esses grandes players, na verdade, são e-commerces disfarçados como campanhas de incentivo. Isso diminui a qualidade no serviço, pois, como não há um departamento para atender as demandas e necessidades específicas que surgem das campanhas, elas ficam religadas ao segundo plano.

Em relação a campanhas de incentivo que o mercado vem praticando atualmente, a opinião do Diretor Comercial da WLC é que elas têm sido muito parecidas entre si. “São sempre oferecidos os mesmos produtos pelos grandes players e o padrão que impera é o mesmo para a grande maioria delas”, analisa o executivo. Orlandin conclui que essas campanhas não têm atentado ao fator sonho, nem sido atrativas o suficiente “Qualidade não é quantidade de produtos no catálogo. Outro ponto é que em alguns casos o premiado tem sido visto como custo, como um mero número na carteira de premiados”, finaliza.

Sobre o mercado de luxo em campanhas de incentivo, é necessário que os premiados provindos das classes sociais mais altas e que acumulam mais pontos sejam tratados de forma diferenciada, desde o momento do resgate do prêmio até o seu recebimento. O relacionamento com esse público precisa ser mais pessoal e atencioso. É preciso que os prêmios sejam diferenciados para premiados nesse padrão. Para Luiz Carlos Orlandin, um exemplo é um cliente com alta renda, que gosta de charutos. “Ele pode comprar o charuto que quiser. Mas digamos que você saiba a data do aniversário dele e, nesse dia, ele receba um cartão e um charuto especialmente entregue para ele. Imagine a satisfação desse cliente”, constata.

Outro exemplo citado é o de um premiado que, ao ser atendido de forma pessoal, via telefone, pediu como prêmio um jogo de pneus para o seu Porsche. “Essa necessidade foi atendida, com a compra e agendamento da instalação dos pneus, bastando ao premiado o comparecimento no horário marcado na concessionária para a troca, sem custo. A satisfação e a sensação de reconhecimento no premiado foram únicas”, relembra Orlandin.

Abordando a tendência da utilização cada vez mais frequentes dos vouchers, cartões de crédito pré-pagos e outros tipos de recompensas dentro desse modelo, a opinião de Luiz Carlos Orlandin é que essa modalidade de premiação não gera uma lembrança futura, nem uma sensação de reconhecimento tão forte nos premiados através dessa modalidade. “A utilização de prêmios físicos supre de forma satisfatória essa necessidade. Tanto que hoje muitas organizações e campanhas têm voltado a optar pelos catálogos com prêmios físicos”, diz o diretor.

Voltando a falar sobre o futuro, na opinião dos 3 diretores, a fidelização passou de uma necessidade para uma obrigação. E o Grupo WLC continuará oferecendo soluções e serviços de forma a agregar e solucionar as necessidades das organizações quando se tratam de campanhas de incentivo, programas de fidelização e vendas corporativas.

Nós do Grupo WLC agradecemos a todos os clientes, colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço a confiança depositada no Grupo WLC durante todos os 20 anos de existência. E que venham os próximos 20 anos!

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