Últimas publicações

Categoria: Consultor Virtual

06/09/2017

Preciso cortar meu orçamento de incentivo. E agora?

A constatação feita no título desse texto é o pior pesadelo de um gestor de programas de incentivo, porém é uma realidade cada vez mais presente no dia a dia corporativo. Você fez sua lição de casa de forma correta: engajou liderança e colaboradores nas campanhas de incentivo, foi diligente nas negociações com os fornecedores, desenvolveu estratégias concretas junto a seus parceiros e agências de incentivo, mas não teve jeito e agora você está com um problema para resolver.

 

matéria_6_9

 

Apesar dos indicadores financeiros e do mercado sinalizar uma melhora da economia neste segundo semestre de 2017, muitas empresas estão receosas de fazer qualquer investimento, ou pior, estão fazendo cortes orçamentários para alcançar as metas de redução no fim do ano.

Para te ajudar nessa amarga tarefa, o Blog do Incentivo separou alguns pontos de atenção que precisam ser levados em consideração para que suas campanhas de incentivo possam permanecer relevantes e inspiradoras acima de tudo.

 

Corte… Mas faça de forma estratégica

Quando é necessário fazer o que precisa ser feito – neste caso diminuir o orçamento de suas campanhas de incentivo – a forma mais assertiva de se tomar uma decisão é reavaliar o planejamento desenvolvido e encontrar pontos em que é possível enxugar custos. Talvez uma renegociação com fornecedores seja necessária ou então a adequação de uma campanha para que ela seja mais enxuta. Nesse momento o importante é ser estratégico e ter a mentalidade de manter suas campanhas relevantes para a companhia e ter fornecedores que sejam parceiros e tenham flexibilidade.

 

Priorize e inove

Em momentos de poucos recursos financeiros, priorizar e inovar são duas ações que fazem toda a diferença para que o processo seja produtivo. Dê prioridade para as iniciativas mais relevantes e com potencial melhor engajar os colaboradores. Neste momento, reflita também sobre quais ações irão trazer melhores resultados e se conectam mais profundamente com os objetivos e metas do negócio de sua companhia. Assim você garante que seu programa de incentivo continue estratégico e posteriormente seja apoiado pela diretoria de sua empresa.

 

Seja transparente

Reduzir verbas de reconhecimento e incentivo é um problema que atinge toda a companhia e por essa razão é importante engajar a liderança nesse processo. Comunique tanto a diretoria quanto a liderança média (supervisores, coordenadores e gerentes) sobre as ações tomadas, como elas afetarão o programa de incentivos da empresa e esteja aberto a receber opiniões. Essa atitude auxilia a manter a relevância de suas iniciativas durante esse período austero.

 

Converse com seus fornecedores

Seja transparente também com seus fornecedores, explique a situação pela qual a empresa está passando e peça ajuda com opiniões e soluções. Essa atitude, além de aumentar a proximidade com seus parceiros, pode render uma solução criativa que não estava no seu radar.

Apesar do gosto amargo que um corte de orçamento tem, sempre é possível tirar boas lições aprendidas e enxergar oportunidades de melhoria. Se você tem essa difícil tarefa pela frente, tire um tempo para refletir sobre os objetivos macro e micro de suas campanhas, faça cortes olhando o curto prazo, mas mantenha o foco ajustado para o longo prazo e para a perenidade de seu programa.

Tem boas práticas e lições aprendidas sobre momentos de austeridade? Deixe seu comentário aqui no post e compartilhe seu aprendizado.

Curta também o Blog do Incentivo no Facebook em www.facebook.com/blogdoincentivo e não perca nenhuma novidade do mercado de incentivo e live marketing.

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados