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13/06/2018

A psicologia por trás dos programas de incentivo.

Para uma empresa ter os melhores resultados, é muito importante trabalhar para manter o engajamento da sua equipe. Quando um colaborador não se sente engajado, ele acaba afetando os resultados da empresa por não trabalhar com todo o seu potencial, mas oferecer incentivo é algo que precisa ser pensado com muito cuidado.

 

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As pessoas têm perfis diferentes e nem todas se sentem motivadas pelos mesmos motivos. Então como elaborar algo que vai aumentar o engajamento de forma geral?

Para engajar colaboradores, é preciso ter uma combinação de elementos-chave. Segundo uma pesquisa conduzida pela Dale Carnegie Training, esses fatores são os seguintes:

A relação com o supervisor imediato: Um supervisor que se mantém “distante” da equipe não contribui para o engajamento. É preciso saber ouvir os seus colaboradores e valorizar as suas ideias e necessidades para que eles possam se sentir parte do projeto como um todo.

Liderança sênior: Um bom líder vai saber conduzir a sua equipe na disseminação da visão, valores e objetivos da empresa. Quando essas informações não são passadas de forma clara, as pessoas acabam tendo dificuldade para se sentir parte integrante da organização.

Orgulho da organização: Ninguém tem vontade de ficar em uma empresa que não tem nenhum valor. É fundamental que seja passada uma visão de organização e responsabilidade social corporativa. Assim você não terá simples funcionários, mas sim parceiros engajados com a sua causa.

Além desses três, outro elemento muito importante é o reconhecimento. Use o reconhecimento como uma forma ajudar nos objetivos da organização premiando os seus colaboradores pela performance. Faça isso de forma natural, de forma que não acabe prejudicando o fluxo de trabalho e nem os recursos disponíveis.

Além de garantir a satisfação dos funcionários, ao trabalhar o engajamento dentro da empresa, você tem muito mais produtividade, vendas e ideias criativas. Quando estão trabalhando com o máximo da sua dedicação, os colaboradores conseguem aproveitar muito melhor as suas habilidades e dificilmente ficam com a impressão de que o trabalho é maçante e não se passa de obrigação.

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