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Categoria: Consultor Virtual

25/07/2018

Como implementar incentivos que realmente vão trazer resultados?

Os programas de incentivo são uma forma muito efetiva de melhorar a performance e engajamento de uma equipe. Mas para que isso aconteça, é muito importante que esses programas sejam implementados da forma correta. Caso contrário, o programa de incentivo poderá acabar trazendo resultados negativos, reduzindo o engajamento e retenção da sua equipe.

Teamwork   Então como criar bons incentivos? Primeiramente, eles não podem ser ambíguos e devem ser ligados diretamente a alguma ação mensurável ou realização. Para que apresente melhores resultados, o colaborador deve estar satisfeito com a empresa, por isso é muito bom criar recompensas que permitem investir tanto nas pessoas quanto na própria empresa. Um bom exemplo de incentivo que traz benefícios para ambas as partes são os cursos e treinamentos. Para os funcionários, eles são bons porque oferecem uma saída da rotina de trabalho, além de crescimento profissional e networking com outros profissionais da área. Para a empresa, ter funcionários com mais conhecimento significa ter uma equipe mais capacitada e pronta para novos desafios.   Incentivos não devem ser uma obrigação da empresa. Muitas empresas oferecem um bônus no final do ano como uma forma de incentivo. Porém, essa estratégia se mostrou pouco efetiva, pois ela se parece mais um direito do que uma recompensa. O bônus oferecido não é ligado a nenhum feito específico, o que pode criar a impressão de que é necessário apenas fazer o seu trabalho. Quando a recompensa passa a ser vista dessa forma, ela não é mais ligada a melhorias no trabalho, mas sim a uma obrigação da empresa. Quem não recebe, pode até acabar ficando chateado com a organização e ter a sua performance reduzida. Para evitar que isso aconteça, não ligue a recompensa a um evento específico e sim a realizações. Além disso, mude sempre os incentivos e mantenha a equipe informada sobre essas mudanças. Para uma campanha de incentivo efetiva é fundamental ter educação.   Fuja da ambiguidade. A ambiguidade é outro problema muito sério dos incentivos. As recompensas precisam ser bem claras para que funcionem e motivem os funcionários a continuar fazendo o que é necessário para cumprir o que foi estabelecido.   Saiba os incentivos que funcionam melhor para a sua empresa. O incentivo pode ser individual, voltado para uma equipe ou para toda a empresa. A melhor forma de direcionar a sua campanha vai depender dos seus objetivos e do perfil da sua empresa. Além disso, é sempre bom lembrar que esses incentivos não precisam ser premiações em dinheiro. Muitas vezes, uma demonstração de reconhecimento através de um agradecimento pode fazer muito mais diferença e isso é feito de graça. Um exemplo bem conhecido deste tipo de premiação é o quadro de funcionário do mês. Apesar de não ser obrigatório uma empresa oferecer incentivo para os seus parceiros e colaboradores, eles fazem toda diferença na hora de manter as pessoas envolvidas e engajadas no trabalho. Ao criar uma campanha de incentivo, sempre deixe bem claros os detalhes da campanha e o que é preciso para ser recompensado. Lembre-se que transparência, além de ser uma questão de ética, é algo que pode garantir uma boa adesão ao seu programa de incentivo. Para saber mais sobre campanhas de incentivo, curta a página do Blog do Incentivo no Facebook e não perca nenhuma novidade sobre o mercado de incentivo. Acesse www.facebook.com/blogdoincentivo.

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