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Categoria: Consultor Virtual

26/09/2018

Sua estratégia de incentivo não deu certo? Saiba como identificar os erros.

Elaborar uma estratégia de incentivo que no fim não dá certo pode ser bastante frustrante. Além de gastar tempo e recursos, ficamos nos questionando sobre o porquê de a campanha ter tido um baixo engajamento, mesmo havendo planejamento.

 

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A falha de uma estratégia de incentivo não é motivo para desistir! Saiba que isso acontece algumas vezes, principalmente com empresas que estão começando agora com este tipo de campanha. E nem sempre o motivo do problema é tão fácil de identificar.

 

Identificando o problema

O primeiro passo é focar na sua empresa e na experiência oferecida aos seus parceiros e clientes. Observar a campanha da concorrência pode ser bom para o aprendizado sim, porém é preciso sempre lembrar que cada empresa tem um perfil e as dificuldades de implantação de uma campanha de incentivo podem ser diferentes.

Analise a sua estratégia para identificar os motivos das dificuldades e do baixo engajamento. Será que as metas não ficaram claras? Ou os prêmios não oferecem uma experiência única? Essas são respostas que você só irá encontrar analisando a sua própria campanha.

Converse com os participantes e também com as pessoas que realizaram o planejamento. Com o feedback dos participantes fica muito mais fácil entender o problema e encontrar a melhor solução.

 

Erros comuns em estratégias de incentivo

Realizar o planejamento baseado em performance individual

As empresas devem sempre priorizar o trabalho em equipe para ter os melhores resultados. Além disso, analisar a performance de forma individual é uma tarefa bem mais complicada. Mesmo que consiga medir os resultados individualmente – analisando as vendas, por exemplo – o bônus individual pode acabar passando uma mensagem errada. Um representante de vendas não vai se sair tão bem se a equipe de operações e atendimento ao cliente não estiverem fazendo um bom trabalho também.

 

A elaboração da campanha não tem participação dos colaboradores

Apenas criar a campanha e anunciar ela para os colaboradores pode não gerar tanto interesse. Converse com os funcionários para saber o que é mais interessante para eles e explique a ideia da estratégia de incentivo para que eles compreendam e vejam o quanto ela pode ser benéfica para todos.

 

A estratégia não é presente

Não adianta apenas falar sobre a estratégia no lançamento da campanha e depois não falar mais sobre o assunto. As pessoas precisam saber como as coisas estão indo para continuar seguindo o plano ou elaborar ideias que poderão melhorar os resultados.

 

A estratégia não se sustenta

Se a sua empresa vai oferecer algo para a equipe, tenha a certeza de que conseguirá pagar caso os colaboradores atinjam as metas e resultados estabelecidos. Se um colaborador trabalha para atingir uma meta e no fim não tem a recompensa esperada, a sua campanha pode perder a credibilidade.

Uma campanha de incentivo pode ajudar muito a sua empresa, mas ela precisa ser bem executada para haver engajamento e resultados positivos. Se você quer começar uma campanha e não se sente seguro, poderá contar com uma empresa com anos de experiência no ramo como a WLC.

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