Últimas publicações

Categoria: Dicas

29/05/2019

Os principais pilares da retenção de funcionários

A retenção de funcionários é de extrema importância para empresas. Sempre que alguém decide deixar a empresa, essa saída gera muitos custos. Além da substituição nem sempre ser uma tarefa fácil. Por isso é preciso sempre se atentar aos pontos necessários para que haja retenção.

Por mais que pareça uma tarefa simples, é importante conhecer bem a base da retenção de funcionários para que taxa de abandono seja o mais baixa possível. Não basta ter apenas um ambiente amigável e agradável. É preciso oferecer mais para os colaboradores. E no post de hoje vamos abordar os principais pilares dessa retenção.

Os pilares da retenção de funcionários

Pertencimento

Um bom salário pode ser um grande atrativo. Mas será que vale a pena quando você trabalha em um lugar onde não se sente parte dele? Muitas pessoas deixam determinadas carreiras justamente por se sentirem apenas “um qualquer” dentro da empresa.

É importante criar um senso de pertencimento. Fazer com que cada funcionário se sinta parte da empresa como um todo e saiba a importância do seu trabalho para os resultados obtidos.

A melhor forma de fazer com que os colaboradores se sintam parte da empresa, é sempre compartilhar as conquistas obtidas. Sempre mostre a eles a importância dos seus trabalhos e trabalhe para que se sintam parte da equipe como um todo.

Reconhecimento

Trabalhar por horas e nunca ser reconhecido por isso pode ser um tanto desanimador. Para que haja retenção, é importante sempre reconhecer os esforços da sua equipe.

Uma forma muito efetiva de fazer isso é através dos programas de reconhecimento, que oferecem recompensas para os colaboradores de acordo com o seu desempenho. Mas nem sempre esse reconhecimento precisar ser monetário. Muitas vezes um agradecimento público pode valer mais do que qualquer recompensa em dinheiro.

Premiação

Uma das principais formas de demonstrar reconhecimento sobre o trabalho de alguém é através das premiações. Quando se fala em prêmios, muita gente logo pensa em dinheiro. Mas é possível criar programas de incentivo com premiações mais criativas e diversificadas.

Um programa de recompensas é uma das formas mais efetivas de aumentar a retenção de funcionários. Os prêmios podem ser dos mais variados, indo desde viagens até cursos e vouchers em lojas.

As premiações geralmente apresentam resultados bastante efetivos, principalmente quando aliadas aos pilares anteriores. É importante que os três estejam alinhados para que haja equilíbrio e a sua empresa tenha uma boa taxa de retenção de funcionários.

Vai organizar uma campanha para melhorar a retenção da sua empresa? Conte com quem entende do assunto! Conheça a WLC e os seus serviços para campanhas de incentivo: http://www.wlc.com.br

Deixe seu comentário

Posts Relacionados