Últimas publicações

Categoria: Dicas

12/06/2019

O que é compensação de incentivo?

A compensação de incentivo é um tipo de compensação baseada no desempenho de uma entidade.

Frequentemente, os planos de compensação de incentivo são projetados para atrair e reter funcionários-chave, identificar-se com os acionistas e alinhar os interesses dos funcionários e da empresa. Por exemplo, nos Estados Unidos, muitas corporações oferecem aos seus executivos e funcionários bônus de incentivo com base em múltiplas medidas de desempenho.

Os executivos podem receber as seguintes formas de remuneração: um salário base, plano de bônus anual, opções de ações e remuneração adicional (por exemplo, plano de incentivo de longo prazo, plano de aposentadoria, ações restritas).

Os planos de remuneração geralmente baseiam-se no lucro líquido e nos preços das ações da empresa ou em alguma outra medida de desempenho.

O desempenho pode ser avaliado usando várias medidas, internas e externas. As medições internas podem incluir indicadores financeiros (por exemplo, preço da ação, lucro por ação, lucro líquido, retorno total ao acionista, retorno sobre o patrimônio, crescimento da receita) e metas não financeiras (por exemplo, qualidade do produto, satisfação do cliente, construção de excelente base de investidores, gestão risco e reputação).

O desempenho também pode ser avaliado pela performance de um grupo de empresas (por exemplo, lucro por ação, retorno total ao acionista).

Existe um amplo espectro de acordos de compensação de incentivo: planos anuais de bônus em dinheiro, planos de bônus diferidos, concessões de ações, concessões de ações restritas, planos de direito de valorização de ações, planos de ações fantasmas, etc.

Por exemplo, sob o plano de direito de valorização de ações, um participante do plano tem o direito de receber o aumento que ocorre no valor das ações. Em concessões de ações restritas, os funcionários recebem ações da empresa, sujeitos a um cronograma de aquisição de direitos.

Os seguintes critérios podem ser considerados na elaboração de um plano de compensação de incentivo:

- Medições de desempenho
- Elegibilidade
- Período planejado
- Tamanho e frequência do prêmio
- Programa de Aquisição
- Plano Formal

Entre as vantagens da compensação de incentivo temos:

- Alinha os incentivos dos gerentes com os objetivos dos acionistas
- Imposto dedutível para a empresa
- Não dilui o patrimônio líquido
- Não tributável para o indivíduo ou tributável, mas dedutível
- Não requer investimento e risco negativo para o indivíduo

Entre as desvantagens da compensação de incentivo temos:

- Complexidade. Muitos planos de compensação de incentivo incluem várias medidas de desempenho, bem como tipos de premiações e níveis de metas.

- Medidas financeiras podem não refletir as mudanças no valor da empresa. Por exemplo, uma empresa com bom desempenho contábil pode, ao mesmo tempo, destruir o valor da empresa para seus acionistas por meio de retornos reais negativos (isto é, retornos menos inflação) ou perdas reais de valor (dividendos menos perdas de capital).
- Cria incentivos para o gerenciamento de resultados. Incentivos de capital podem criar uma forte ligação entre o desempenho da empresa e a riqueza do executivo.
- Cria incentivos para assumir riscos excessivos.
- Cria incentivos para obter lucros a curto prazo.

Quer aprender mais sobre campanhas de incentivo e os seus principais benefícios? Então nos acompanhe em https://www.facebook.com/blogdoincentivo/.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados