Últimas publicações

Categoria: Dicas

07/08/2013

Dica de leitura – Primeiro quebre todas as regras

first break G

Os maiores gestores do mundo parecem ter pouco em comum. Eles diferem em sexo, idade e raça. Empregam estilos muito diferentes e se concentram em objetivos distintos. No entanto, apesar de suas diferenças, grandes líderes compartilham uma característica comum: eles não hesitam em quebrar praticamente todas as regras consideradas sagradas pela sabedoria convencional.

Como funciona a mente desses executivos?

Lançado em 1999, o livro “First, break all the rules” explica essas nuances de grandes líderes e, por isso mesmo, continua extremamente atual para os profissionais que desejam se aperfeiçoar em técnicas de gestão e liderança. Escrita pelos pesquisadores Marcus Buckingham e Curt Coffman, do Gallup, a obra traz o estudo aprofundado com um vasto grupo de líderes nas mais diversas situações de negócios. Enquanto alguns estavam em posições de liderança, outros tentavam chegar à linha de frente. Parte deles estava na Fortune 500, ao passo que outros eram líderes promissores em pequenas empresas altamente empreendedoras. Seja qual for a sua situação, a figura do grande gestor que, afinal, é o objeto de estudo do livro, é aquele que se revela disposto a não seguir o comportamento padrão e consegue transformar o talento natural de cada colaborador em excelente resultado empresarial.

Na disputa pelos melhores profissionais, as empresas se valem cada vez mais salários maiores, benefícios, promoções e treinamento. Mas esses esforços bem-intencionados muitas vezes erram o alvo. O executivo que está na linha de frente é a chave para atrair e reter funcionários talentosos. Não importa o quão generoso seja o salário ou a sua capacitação: quem não tem líderes em ação no dia a dia irá sofrer. Buckingham e Coffman explicam como os melhores gestores selecionam um empregado por talentos em vez de critérios tradicionais como habilidades e experiência. E dão os caminhos para manter as equipes motivadas, destacando os pontos fortes de cada um.

A partir de centenas de entrevistas, o estudo chegou a 12 perguntas simples que ajudam a identificar os melhores talentos dentro de uma empresa. Com isso, “First, break all the rules” consegue estabelecer uma ligação entre as opiniões dos funcionários e fatores decisivos de negócios, como produtividade, lucro, satisfação do cliente e crescimento. Adquira sua cópia no site original da editora.  Para uma versão em português, confira na Editora Sextante.

E leia um trecho do livro aqui.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados