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16/10/2013

Fim de Ano: 5 dicas para fazer a sua festa brilhar

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O ritmo lento da economia ao longo de 2013 acendeu o sinal amarelo em muitas empresas, o que acabou refletindo em orçamentos mais enxutos e redução de investimentos em marketing, promoções e ações de relacionamento. Ter menos recursos não significa, contudo, dar menos importância estratégica aos eventos de confraternização com os colaboradores. As festas de fim de ano continuam sendo uma ferramenta fundamental para gerar motivação e integração das equipes.

Portanto, na hora de definir como será sua confraternização, não deixe de considerar 5 dicas que podem ser decisivas para fechar o ano com chave de ouro.

1.    Xô pessimismo!

Um perigo que ronda as festas de fim de ano é transferir o clima de uma fase mais difícil de negócios para o ambiente de confraternização. O principal valor dos eventos para colaboradores é transmitir o espírito de união e boas expectativas para o futuro. “Não podemos nos deixar contaminar pelo marketing da crise. Nossos olhos devem estar voltados para as oportunidades que esse momento pode nos trazer”, diz a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Evento, Simone Saccoman.

2.    Celebrar não depende de orçamento

Apesar das restrições financeiras e o cenário adverso para determinados segmentos da economia, os eventos de fim de ano são fundamentais para abrir os horizontes em 2014. Mesmo com o orçamento enxuto, não abra mão de valorizar as conquistas alcançadas no ano. Do ponto de vista estratégico, é uma oportunidade enorme para alinhar expectativas e objetivos. “Os setores mais afetados trabalharão com um budget mais reduzido, porém as empresas não deixarão de investir nesses eventos que marcam o final de um ciclo e motivam os participantes para o ano seguinte. Comemorar conquistas e entrar com força total no ano novo é importante para qualquer segmento de mercado”, explica Ricardo Albregard, gerente de relações institucionais da Accentiv e membro do Comitê de Marketing de Incentivo da Ampro.

3.    Transparência é a melhor política

Em tempos de restrições, as conversas de corredor costumam gerar um efeito negativo no ambiente de trabalho. Por isso os eventos de confraternização podem ser o melhor momento para eliminar boatos e criar um canal direto com os funcionários e parceiros. “O importante é que a empresa abra com transparência e boa comunicação para todos os colaboradores a sua real situação e o porquê de ter a necessidade, transitoriamente, de cortar determinados custos, entre eles reduzir os investimentos nas comemorações do fim de ano ou nas premiações por desempenho”, aconselha Laerte Leite Cordeiro, da Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos.

4.    Não descuide da imagem pessoal

Um alerta especial aos gestores, que exercem enorme influência em suas equipes: o mau comportamento em uma festa de confraternização pode pôr a perder sua capacidade de liderança. Cuidar da imagem pessoal e evitar gafes é importantíssimo. “Essas festas têm o poder bombástico de derrubar, em apenas algumas horas, o que você levou o ano todo para construir, ou seja; a sua boa imagem de colaborador”, diz Washington Sorio, consultor na área de recursos humanos e desenvolvimento organizacional.

5.    Segurança acima de tudo

A tragédia provocada pelo incêndio na boate Kiss, em janeiro de 2013 em Santa Maria (RS), resultando em 242 vítimas fatais, alertou autoridades e empresários em todo o país sobre os riscos associados à realização de eventos. Os empresários, que devem zelar pela segurança dos colaboradores, devem ter atenção redobrada sobre esse quesito. Está em fase avançada de aprovação na Câmara dos Deputados um projeto complementar de lei que obriga todos os estabelecimentos que realizam eventos a possuir seguro contra incêndios e acidentes.

A Associação de Marketing Promocional (Ampro) destaca que o custo da contratação de um seguro costuma oscilar entre 0,4% e 1% do valor total dos eventos, mas, mesmo assim, muitas empresas não contratam o serviço. A entidade está fazendo agora um esforço para conscientizar os associados da importância do seguro.

Portanto, ao programar seu evento de fim de ano, não deixe de considerar este investimento no orçamento ou certifique-se de que a empresa de eventos ou o espaço da confraternização contratados oferecem essa garantia, bem como todas as exigências legais de alvará e normas de prevenção a incêndios.

Fontes: Revista Melhor (Reportagem “Comemorar Conquistas”) e Ampro

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