Últimas publicações

Categoria: Notícias

15/01/2015

Boas férias? Não para a maioria dos trabalhadores

férias de final de ano

É comum, por mais que tenhamos passado alguns dias sem trabalhar nesse fim de ano, voltarmos às atividades com a sensação de que os dias de folga não foram suficientes para o devido descanso e que retornamos à empresa ainda mais fadigados do que quando saímos.

Essa situação, segundo estudos, não é apenas uma impressão, mas sim uma constatação.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Virgin Pulse, empresa de serviços voltados a qualidade de vida de colaboradores, as férias de fim de ano têm trazido um nível adicional de estresse e cansaço para a maioria dos trabalhadores.

De acordo com os dados da pesquisa, realizada junto a mais de 1.000 trabalhadores nos Estados Unidos e no Canadá, 70% dos entrevistados relataram que se sentiam mais estressados e fadigados durante e após a época natalina, sendo que 10% destes respondentes estimaram que o seu nível de estresse e cansaço aumentou de 60% a 100% a mais do que o habitual.

O estudo descobriu que 20% dos trabalhadores começaram a se preocupar com as férias de fim de ano em outubro, sendo que um terço desse montante alegou que seus picos de estresse começaram em meados e final de novembro e se estenderam até o retorno ao trabalho em Janeiro.

Segundo, Chris Boyce, CEO da Virgin Pulse e responsável pela pesquisa, este resultado não deve ser considerado um fenômeno somente ligado as festas de fim de ano. “De modo geral, os colaboradores se sentem cansados e fadigados devido ao acúmulo do trabalho durante o ano e a ansiedade pré-férias. Porém, este estado se agrava fortemente por seus tão aguardados dias de folga servirem muito mais para planejamentos e organizações de festas e viagens do que propriamente para descanso.”, completa o especialista.

Como já vimos em matéria recente aqui do blog, de acordo com diversas pesquisas, os índices de produtividade diminuem significativamente quando os funcionários vivenciam na empresa altos níveis de estresse e cansaço, como no caso desse diagnóstico sobre as férias de fim de ano mencionadas na pesquisa.

Empresas modernas devem ter estratégias para motivar os colaboradores, principalmente no fim de ano, como oferecer cursos e treinamentos ou realizar campanhas de incentivo, e também para aliviar o estresse no trabalho, como regras menos rígidas e ambientes favoráveis.

Além disso, poderiam também assumir mais responsabilidade por educar funcionários sobre os benefícios de um melhor sono, atividade física, boa alimentação, um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e um período de férias mais relaxante, a fim de mantê-los saudáveis, felizes e produtivos.

Equipe Editorial
WLC – World LineCommercial
Fonte: businessnewsdaily.com

Deixe seu comentário

Posts Relacionados