Últimas publicações

Categoria: Dicas

05/02/2015

Ações para motivar funcionários no carnaval

De sorteios de fantasias e ingressos para camarotes a dinâmicas criativas e divertidas, empresas brasileiras de diversos setores apostam em atividades e ações inovadoras para motivar funcionários no carnaval desse ano. 

 

motivar funcionários no carnaval

 

A implantação de uma gestão organizacional saudável voltada para o bem-estar e a motivação dos funcionários é um dos papeis principais nas atividades do gestor moderno.

No entanto, esta não é uma tarefa das mais fáceis, pois, a motivação é uma qualidade peculiar a cada profissional, estando intimamente ligada aos significados e valores pessoais de cada indivíduo.

Por conta disso, ao tratar de motivação profissional, o gestor moderno deve pensar de maneira criativa e criar estratégias que influenciem positivamente e de forma mais humana no modo que seus funcionários encaram o trabalho no dia a dia e no nível de esforço que eles irão dispor para alcançar um bom desempenho.

Uma boa solução para isso é aproveitar o espírito positivo de datas sazonais como o carnaval para realizar ações que impactem, incentivem e motivem seus funcionários de modo divertido e efetivo. Exemplo disso é ação da Leader Magazine, empresa de varejo brasileira, que criou uma campanha de premiação para motivar funcionários no carnaval.

Pensando no perfil de seus colaboradores e em uma maneira criativa de impactá-los, a empresa vem criando há alguns anos um programa no período do carnaval sobre o qual os funcionários ganham, por meio de sorteios e ações de desempenho, fantasias e ingressos em camarotes e festas das escolas de samba do Rio e em Blocos do Carnaval de Salvador.

Segundo os responsáveis pela campanha, já fazem três anos que a Leader promove ações para motivar funcionários no carnaval, tanto do Rio como de Salvador, e através desses esforços a empresa têm notado ao longo desse período uma melhoria significativa no ambiente organizacional, no nível de motivação dos colaboradores e também no desempenho deles, principalmente nessa época do ano.

Já a Wärtsilä, empresa de serviços navais, tem, desde 2010, uma parceria com escolas de samba do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, a empresa também tem feito sorteios e promoções para funcionários, dando ingressos, camisas para shows e pulseiras para a área VIP do carnaval do Rio.

Além disso, uma das escolas sempre tocam na festa de fim de ano da empresa, o que tem despertado o interesse de diversos funcionários, inclusive de José Oliveira, diretor de RH e atual instrumentista da bateria da escola, que diz que, além de ter despertado uma paixão pelo carnaval carioca, tem percebido na empresa uma melhoria no clima organizacional e evoluções de desempenho bastante significativas com as ações realizadas.

Um outro exemplo muito interessante deste tipo de iniciativa para motivar funcionários no carnaval, foi o caso de uma multinacional de automóveis que resolveu transformar uma conferência sobre assuntos internos em uma descontraída dinâmica com um “toque” carnavalesco.

A empresa reuniu centenas de colaboradores num evento em São Paulo. Após várias horas de palestras, os funcionários foram pegos de surpresa por um grupo de samba liderado pelo sambista e palestrante, mestre Adamastor.

Na dinâmica, os trabalhadores tiveram que assumir o desafio de formar uma escola de samba em apenas 10 minutos. Divididos em grupos de cinco, os trabalhadores tiveram que aprender a tocar em tempo recorde um instrumento, seguindo as diretrizes dos músicos e do “mestre”.

A ação, segundo ele, não se resumiu apenas a diversão, a ideia foi promover uma mudança no comportamento através da emoção e da alegria. 

“A atividade não foi festa por festa, mas a transmissão de uma mensagem de superação e esforço sem perder a alegria. É preciso fortalecer a motivação para conseguir alcançar bons resultados”. O objetivo foi fazer com que eles consigam se superar. Às vezes, as metas são mais agressivas e podem gerar insegurança. Tudo é possível, inclusive montar uma escola de samba em 10 minutos”, explica Adamastor em entrevista após a ação para a agência EFE.

Esses são apenas alguns, de muitos outros exemplos, de ações de incentivo e motivação voltadas a datas sazonais. Devemos lembrar que, além do carnaval, existem diversas outras épocas do ano que podem ser aproveitadas para gerar benefícios e motivação aos colaboradores, como dia das mães, dias dos pais, natal, entre outros.

Se a sua empresa já possui uma campanha de incentivo que perdure durante o ano, poderá também aproveitar essas datas especiais, seja o carnaval ou qualquer outra, como potencializadores de sua ação para gerar ainda mais motivação e desempenho em seus funcionários, seja fornecendo premiações voltadas aos períodos comemorativos ou implementando a campanha com alguma outra atividade.

 

Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados