Últimas publicações

Categoria: Notícias

31/05/2016

Millennials, a maior geração da sua empresa.

Atualmente, a maior parte dos funcionários das empresas são considerados Millennials, pessoas que nasceram entre 1982 e 2000. E diante desse cenário, os gestores de RH precisam reconsiderar a forma de manter essa “nova” geração motivada.

31-05

Os Millennials, também chamados de Geração Y, já são diferentes por terem nascido cercados por tecnologia digital, tudo ao alcance das mãos, bastando ligar na tomada ou dar um clic na tela. E por conta disso, essa geração tem valores diferentes e esperam que ofereçam algo inusitado e atrativo a eles. Conhecer quem faz parte desse grupo, hoje em dia, é basicamente conhecer a fundo quem faz parte do seu negócio.

Mas o que a Geração Y espera? Por ser de uma época diferente, essa geração valoriza mais as oportunidades de trabalho que oferecem flexibilidade, trabalho em grupo, progressão de carreira e antes de tudo isso, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Portanto, saber como atrair esses jovens e sempre motivá-los dentro da sua empresa, é a chave que vai fazer com que eles fiquem nela. Não basta oferecer promessas, é necessário colocar em prática o que foi prometido.

Ao lidar com eles, tanto em projetos do dia a dia, quanto em programas de incentivo, deve-se levar em consideração o que para eles já é o esperado. Por exemplo, essa é uma geração que trabalha e funciona a base de feedbacks e reconhecimentos. Ou seja, para eles é esperado e importante que seus gestores estejam em contato com o seu trabalho e deem retornos a respeito dele. Pequenos incentivos, como um concurso interno para ganhar uma recompensa imediata, também são atraentes a eles. E melhor ainda se tudo isso envolver a tecnologia, que para os Millennials já é uma extensão do próprio corpo, para chegar ao resultado que eles buscam. 

Diante de uma geração ativa, é de se esperar que o tempo seja um bem valioso. Balancear o tempo cronos, aquele que contamos, com o tempo kairós, o que não sentimos passar, é uma forma de trazer esse profissional para dentro da sua empresa. Para os Millennials, é preferível ser avaliado pelo trabalho final entregue do que pelas horas investidas nele. Portanto, um outro modo de motivar esse grupo, é oferecer a ele tempo para si mesmo e dar a  liberdade dele fazer o próprio horário.

Outra liberdade valorizada por essa geração é ter poder de voz. As empresas precisam entender que cada funcionário é diferente, ainda mais se fizer parte de gerações diferentes. Não é difícil perceber que as necessidade são outras e, por isso, com a ajuda de pesquisas, feedbacks e conversas informais, é importante ouvir o que eles tem a dizer. Escutar o que eles esperam da sua empresa, tanto na rotina de trabalho, quanto em prêmios de programas de incentivos. Eles sabem o que eles querem e o que é bom para eles.

Por fim, para entender essa geração que já ocupa grande parte das empresas, é necessário conhecer suas vontades e o que eles valorizam. E para isso, nada mais certeiro do que ter uma conversa franca e estar disposto a compreender e a trabalhar junto para alcançar os objetivos dos profissionais e empresa. 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados