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Categoria: Dicas

07/07/2016

6 Passos para a clientividade.

Um termo pouco comum na fala, mas que deveria ser muito colocado em prática é “clientividade”, que nada mais é do que do observar o cliente de modo mais profundo, se colocando no lugar dele.

Business handshake. Business man giving a handshake to close the deal
Ter um bom atendimento ou oferecer um bom produto ou serviço, já não é mais um diferencial. O “bom” já é esperado, é o mínimo que o seu público vai querer da sua empresa. Por isso, ter conhecimento da sua empresa a partir do olhar do cliente pode sim fazer toda a diferença na entrega final do seu negócio. E pode ser isso que vá fazer com que ele se fidelize a sua companhia.

Os gestores das empresas têm percebido que a venda não acontece apenas no ato da compra. Toda a experiência vivida pelo consumidor são indicativos positivos para sua volta e recomendação para demais consumidores. O que acontece é que nem sempre essa percepção é colocada em prática, e o seu negócio pode estar dentro desse grupo perigoso.

Ter clientividade é cuidar do cliente. É conhecê-lo para atendê-lo melhor e cultivar essa relação pensada a longo prazo. Caso sua empresa não esteja sabendo como manter o seu público por perto, atrair mais consumidores ou busca melhorar essa relação, essas dicas podem ajudar a colocar a clientividade em prática:

1. Monitoramento
Conhecer quem são os seus clientes é muito importante. Por isso, invista em ferramentas de gerenciamento de dados, ou mantenha uma planilha atualizada com suas informações. Com isso, é possível manter um relacionamento mais estreito com o seu comprador.

2. Invista em ações
Ações que focam no relacionamento são atraentes para os consumidores. Aproveite os dados pessoais que os mesmos disponibilizaram e privilegie os clientes mais fiéis informando sobre lançamentos de produtos, promoções ou brindes, por exemplo. Lembre-se, antes de implementar uma ação, pesquise e veja se ela condiz com o que sua empresa acredita e com as necessidades dos seus clientes. Fazer uma campanha sem pensar pode ser um tiro no pé.

3. Inove na comunicação
Inovar é sempre muito bom. Por isso, procure novos jeitos de passar conteúdo para os seus clientes. Faça algo que os mantenha informados sobre o seu negócio.

4. Fidelização
Quanto mais vantagens você oferecer, maior a chance do seu cliente se fidelizar a sua empresa. Por isso, um caminho para manter essa fidelização é promover vantagens e benefícios para aqueles que já procuram seu produto ou serviço regularmente.

5. Ouça os seus clientes
Ter um canal aberto para o cliente reclamar ou sugerir melhorias também faz parte da clientividade.

6. Avaliação
O cliente sempre tem razão. Por isso saber o que ele pensa sobre o seu atendimento, produto ou serviço é importante e necessário para sua empresa se manter atraente e melhorar.

Olhar para o cliente nem sempre é o que basta. Para mantê-lo fiel a sua empresa é importante praticar a empatia, se colocar no lugar dele. Portanto, entender o que ele precisa a partir da visão do mesmo.

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