Últimas publicações

Categoria: Notícias

15/09/2016

O sucesso também vem da motivação.

Já faz parte do conhecimento do ser humano que a motivação é item essencial para que qualquer coisa seja feita e, mais especificamente, um trabalho seja prazeroso de ser executado e saia bem feito.

15_09

Quando um colaborador não se sente motivado no ambiente de trabalho, cabe ao gestor se preocupar em inverter essa situação. A motivação é o impulso que faz com que as pessoas busquem e tenham reações positivas para alcançar o seus objetivos. E, segundo o pesquisador Maslow, esse impulso envolve questões emocionais, biológicas e sociais que juntas, direcionam o ser humano ao seu alvo.

É claro que todo indivíduo tem suas questões pessoais que podem ou não motivá-lo em relação a determinada tarefa. Essa, é a automotivação, que leva esse nome por ser algo intrínseco. Já as questões no ambiente que causam motivação no ser humano, são chamadas de extrínsecas. Quando não se tem motivação na execução de uma tarefa, ela se torna penosa e árdua ao colaborador. Portando, a motivação é a combinação de motivos internos e externos ao homem.

A pirâmide de hierarquia de necessidades de Maslow, mostra em escala de importância para a sobrevivência do homem, o que ele precisa suprir. Para o estudioso, ser humano se motiva quando suas necessidades de auto realização, autoestima, sociais, segurança e necessidades fisiológicas também são supridas.

Assim como na vida, no ambiente de trabalho também somos estimulados para a motivação a fim de ter um comportamento que irá influenciar um bem maior; como por exemplo, uma equipe, projeto ou empresa. Portanto, a motivação está relacionada a razão de agirmos de determinada forma com um propósito final. À empresa, cabe descobrir as lacunas e aplicar ações que incentivem os seus funcionários a trabalharem dando o seu melhor diariamente.

Contudo, dentro do entendimento do que causa a motivação, encontramos dois caminhos: impulso e atração. Quando nos movemos a partir do impulso, queremos resolver a situação da primeira maneira que encontrarmos como resposta. Ou seja, quando um gestor identifica um problema, sabe a solução para ele e a aplica a fim de apenas suprir aquela necessidade. Já a atração busca entender qual é a melhor forma para que aquele problema seja reparado ou seja, antes de agir, um gestor irá analisar a causa da necessidade de melhoria e os diferentes caminhos a se seguir para que a situação seja resolvida da melhor forma. Portanto, dentro de uma empresa, nosso comportamento gerado através da motivação precisa envolver observação e análise do ambiente e situação; sendo assim, a atração é o caminho mais recomendado dentro da motivação humana para gerar melhores resultados no ofício, por exemplo.

Empresas que se preocupam com o comportamento de seus funcionários no ambiente de trabalho, estão mais propícias a investirem em colaboradores que buscam o sucesso que irá refletir na empresa, produtos e serviços postos na rua.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados