Últimas publicações

Categoria: Notícias

25/10/2016

Respeito no ambiente de trabalho.

Alguns de nós, em algum momento de nossas vidas, vamos passar por situações em que sair do emprego onde estamos será necessário para nosso próprio bem-estar, ou por qualquer outro motivo que leve você a tomar essa decisão. E alguns de nós, também, vão passar pela situação desencadeada a partir da primeira: uma contraproposta do seu chefe.

 

Respeito no trabalho_Blog do incentivo

 

Acontece que nem sempre o fator salário é o que faz alguém querer sair ou ficar em uma empresa. O ambiente, as pessoas, a forma como tudo acontece também são outros motivos para que alguém se sinta motivado a continuar.

O CEO da distribuidora de energia Elektro, Marcio Fernandes, em entrevista para Época Negócios, cita que a felicidade é uma vantagem competitiva entre as empresas. Ou seja, além de se preocupar com o colaborador mas também com a felicidade do mesmo, faz da sua gestão/ empresa um lugar a frente os demais. “(…) O que fazemos é, antes de dizer o que queremos dele, perguntar o que ele quer. Se conseguimos ter esse nível de discernimento e sensibilidade, teremos uma equipe de altíssima performance porque saberemos respeitar os momentos de cada pessoa”, diz Fernandes.

Contudo, se preocupar com a felicidade do outro não é invadir a sua privacidade e nem tapar os olhos para as responsabilidades que o colaborador precisa cumprir. É entender que juntos, vocês podem achar uma solução para um momento ruim. É respeitar e procurar entender o outro e, se possível, oferecer ajuda do modo que puder.  Por isso, respeito no trabalho vai além de não levantar a voz.

A motivação de um funcionário é algo para ser construído em conjunto. Marcar conversas com cada funcionário é uma forma de incentivar a sinceridade entre a equipe. Ser ouvido motiva. Fazer avaliações sobre o desempenho dos colaboradores e da qualidade do trabalho também é uma forma de respeitá-lo; pois assim, os gestores também podem ouvir o que pode ser melhorado e o que necessita de mais atenção para que tudo fique redondo e satisfatório.

Mas respeitar alguém do seu trabalho não é só respeitá-lo como profissional. Basta fazer uma pesquisa rápida para nos depararmos com histórias nas quais o desrespeito com as escolhas da vida pessoal de alguém são julgadas e recriminadas. Ninguém vai querer ficar em uma empresa na qual é julgado por não ter a mesma opinião e escolha de vida do seu gestor ou dos seus colegas de trabalho. Isso também é desrespeito, é muito mais sério do que algumas empresas acreditam. O ambiente de trabalho é mais uma das diversas extensões de para relação humana ser colocada em prática. E por isso, também deve ser mais um lugar onde as pessoas se sintam à vontade. Onde o respeito com as diferenças e a empatia com o outro sejam também colocadas em prática para um ambiente saudável.

Para completar o CEO da Elektro diz: “Sou um grande adepto da ideia de que temos uma única vida. E ela não é divida em duas partes. Eu sou o que eu sou no trabalho. E eu sou o que eu sou na vida pessoal. As duas coisas são a mesma. O que é importante deixar bem claro é que há quatro momentos que a gente precisa garantir. O tempo para trabalhar, o para família, o para dormir e o para você mesmo. Não significa sejam excludentes.”. Ou seja, a empresa por um todo precisa respeitar, também, as escolhas e necessidades de seus colaboradores da porta para fora.

Agora, um momento para reflexão: observe a empresa na qual você trabalha. Ela tem uma política que respeita os funcionários? Que dá liberdade para diálogos, respeita sua vida pessoal e você como profissional? Lembre-se, nem sempre o salário vai ser o suficiente para salvar sua empresa de perder bons funcionários.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados