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09/11/2016

A tecnologia a favor da equipe de vendas.

Nos encontramos na era da tecnologia. Câmeras, celulares, computadores, nos encontramos em um momento no qual a maioria sabe o que significa ter um aplicativo Y ou um smartphone X. As pessoas já estão familiarizadas com a tecnologia.

 

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Sabendo desta familiaridade, as empresas também sabem que a tecnologia se desenvolve a favor do homem – do dinheiro. Então aos poucos, estas mesmas empresas começaram a implementar softwares, aplicativos, sistemas de monitoramento, entre outras tecnologias, que favorecem a produtividade do empresário e consequentemente o lucro corporativo.

Uma área que tem passado por mudanças assim, é a de vendas. Aos poucos podemos ver que as empresas estão usando a tecnologia para guardar informações sobre um comprador importante, um ato de compra, entre outras finalidades. Ter dados importantes armazenados de forma organizada sobre um contato com o cliente junto à informações que possam ajudar a manter a parceria, é um método de venda para o qual a tecnologia se tornou útil com o passar do tempo e conforme o aumento da demanda de informação, por exemplo.

Com a tecnologia favorecendo a equipe de vendas, a gestão de tempo passa a ser funcional para a melhoria. Ter todos os passos informados em um sistema, pode ajudar a equipe de vendas a ter conhecimento de toda a logística de um produto e também, saber em quais pontos o processo necessita de reparos até chegar no cliente final. O tempo bem gerido também leva a questionamentos sobre modos de comunicação, importância de certas reuniões, encontros físicos com os clientes, entre outros acontecimentos recorrente à área.

Como já abordamos em outras matérias, também ao vendedor é de extrema importância saber lidar com os clientes. Esta é uma relação que mostra ao cliente a imagem daquela empresa e como ela o trata. A tecnologia também pode ser uma aliada neste relacionamento. Antes, a demanda de contato acontecia conforme a disponibilidade de ambas as partes, comprador e vendedor. Hoje, com o auxílio de redes sociais, monitoramento, mensagens, entre outras, o contato da empresa pode fazer parte da rotina do comprador, o que muitas vezes sugere a ele que tipo de cliente ele é para a empresa interessada em sua compra. A própria rede social é uma forma de manter contato e monitorar o comportamento de compra e interesses dos seus clientes. Com a ajuda da tecnologia, a equipe de vendas consegue traçar estratégias favoráveis a elas, seja no armazenamento de informações seja na hora da venda.

Dar a entrada para o uso da tecnologia pela equipe de vendas da sua empresa, também pode servir como monitoramento da sua concorrente. Nada impede, e nem destaca, os vendedores de se cadastrarem em sites de outras empresas do mesmo segmento como forma de ficar a par do que está acontecendo em todo o mercado. Saiba usar as ferramentas certas e a sua equipe de vendas terá contato com um grande mundo de informação. E como dizem por aí: “quem tem a informação, tem o poder”.

Muitas pessoas ainda acreditam que um sistema de informação de vendas serve apenas para medir o desempenho de cada vendedor – o que poderia gerar conflitos. Mas acontece que monitorar é bom. Observar todo o processo e demanda de vendas também ajuda a coletar informações sobre, por exemplo, o ciclo completo do seu produto. Do momento em que ele começa a ser fabricado até o descarte pelo consumidor final. Já pensou nisso? Saber como é o fim do seu produto após o uso do cliente também é saber mais informações sobre ele e sobre o que você vende.

O fato é: a tecnologia não vai embora. Ela veio para ficar e se encontra muito bem instalada na vida de grande parte da população. Nas vidas das pessoas nas quais a sua empresa tem interesse. O outro fato é: não é só o seu empreendimento que cobiça por coletar informação de maneira eficaz e torná-las eficientes, a sua concorrente também. Por isso, a tecnologia pode ajudar ou atrapalhar os seus negócios. Portanto, saiba usá-la.

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