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21/12/2016

Como analisar as campanhas de incentivo?

Monitoramento e análise constante ajudam o marketing de incentivo a ser mais efetivo nas metas estabelecidas. Confira algumas dicas.

 

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Já trouxemos aqui no Blog algumas diretrizes que se deve ter claro antes de iniciar uma campanha de marketing de incentivo. Uma das grandes preocupações de todo gestor de campanhas de incentivo é garantir que a meta seja alcançada e, para isso, é necessário monitorar e analisar constantemente sua evolução.

Separamos algumas dicas para te ajudar a analisar a performance de sua campanha de incentivo.

1.Guie-se pelas metas

Mais que estabelecer, é importante que a campanha de incentivo tenha metas e objetivos claros. Essa é uma etapa fundamental e que, se negligenciada, pode prejudicar a performance e o desenvolvimento de sua campanha. Com metas claras estabelecidas, use-as como seu guia para direcionar ações e tomadas de decisão.

2.Tenha índices de performance bem definidos

Quais os indicadores mais importantes para a campanha? Número de aderidos? A forma como as pessoas se engajam com a campanha? Ou o tempo que a pessoa passa na plataforma? Cada gestor deve estabelecer quis indicadores deverão ser seguidos, de forma a servir como termômetro para que a campanha de incentivo esteja calibrada e alinhada com as metas. Tenha bem claro quais são esses índices e será mais fácil analisar a performance de sua iniciativa.

3.Avaliação constante

De nada adianta ter indicadores se o monitoramento não é feito. Dessa maneira torna-se importante fazer uma avaliação periódica da evolução da campanha de incentivo. O objetivo é acompanhar a evolução da campanha, de forma a medir a efetividade da estratégia traçada. Outro importante objetivo da avaliação constante da campanha de incentivo é poder detectar possíveis problemas que possam ocorrer no meio do caminho de forma a ajustá-los da maneira mais rápida e adequada.

4.Saiba se a campanha está dando retorno

Uma boa campanha de incentivo é aquela que motiva os profissionais a participar, se engajar com a causa e, principalmente, traz lucros para a empresa. Por esse motivo é importante que a campanha tenha um orçamento bem ajustado, com verbas destinadas para comunicação e treinamento e para a distribuição dos prêmios e brindes. Utilizar a fórmula padrão do ROI também pode ser uma alternativa para avaliar se a campanha está dando retorno. A conta é: ROI = Lucro obtido com a campanha ÷ Investimento.

5.Faça um fechamento

Para estimular uma cultura de incentivos dentro da empresa e manter as equipes que participaram motivadas é importante fazer uma análise geral da campanha e passar um feedback aos participantes. Independentemente de ter superado as metas ou não, todos os envolvidos na campanha de incentivo devem saber os resultados, o que deu certo e o que pode ser melhorado.

Essas dicas, combinadas com um bom planejamento, uma plataforma de premiação e ferramentas de gestão de campanhas de incentivo , garantem que sua campanha funcione de forma eficiente e traga resultados satisfatórios tanto para as empresas quanto para os colaboradores que participam da campanha de incentivo.

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