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23/04/2013

O princípio de pareto e a produtividade

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A produtividade é uma das metas mais procuradas por gestores e corporações.

Eis que surge uma excelente ferramenta para conseguirmos, além dela, o gerenciamento diário de ações e ações B2B: O princípio de pareto. O que seria ele? Seu símbolo é a porcentagem de 80 para 20 e significa que 80% das consequências advém de 20% das causas.

Em exemplos concretos e simples, 20% de séries de TV dominam 80% das reportagens de mídia ou 20% dos cientistas realizam 80% das descobertas. Estas são apenas algumas noções sobre uma porcentagem não exatamente perfeita, mas aproximada.

Mas o que o princípio tem a ver com a questão da produtividade e como poderíamos adequá-lo ao marketing e às vendas?

Um erro corporativo muito comum em um 1o momento é procurar o maior número de clientes e realizar um grande montante de vendas.  Se aplicarmos a regra de Pareto, concentraremos a busca em 20% de clientes que podem determinar 80% dos lucros de uma marca. Ao final, o que desejamos aqui é a qualidade ao invés da quantidade.

Um case que reflete bem esta situação é o da empresa IBM, que descobriu, na década de 60, que 80% dos recursos de um computador eram gastos somente na execução de 20% das instruções de seu sistema. Desta forma, a equipe foi concentrada em sua melhoria, aumentando a potencialidade das operações.

O princípio 80/20 serve também à busca da produtividade, onde você deverá identificar os 20% de atividades que roubam, por assim dizer, 80% de sua atenção e foco.

Defina uma real lista de prioridades e organize bem seu tempo para conseguir o equilíbrio em sua rotina. A revista INC. Deu uma boa sugestão sobre:

Ao criar uma “to do list”, priorize cada tarefa pelo quantidade de esforço necessário (de 1 a 10, com 1 sendo a menor quantidade de esforço) e os potenciais resultados positivos (de 1 a 10, com 10 sendo o maior impacto.)

Agora divida os resultados potenciais pela quantidade de esforço para obter o ranking de prioridade. Faça as tarefas com um menor resultado de prioridade em primeiro. Aqui está um exemplo:

Tarefa 1: Escrever relatório sobre uma reunião.

Esforço=10, Resultado=2, Prioridade=5

Tarefa 2: Preparar apresentação de marketing.

Esforço=4, Resultado=4, Prioridade=1

Tarefa 3: Ligar a um cliente

Esforço=1, Resultado=10, Prioridade=0.1

Consegue ver a ordem das prioridades? Realize a tarefa 3 primeiro, depois a tarefa 2 e, por último, a tarefa 1.

E você, que tal se adequar à Pareto??

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