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Categoria: Dicas

09/05/2013

tipos de cliente

 

Para fechar contratos e fazer negócios, é preciso mais do que habilidade e conhecimento do que o cliente deseja.

O palestrante motivacional e marqueteiro Kevin Daum acredita que o jeito mais eficiente é comunicar as questões certas, do jeito certo às pessoas certas, pois nem todo consumidor em potencial de um serviço pensa da mesma maneira.

Cada abordagem deve ser única.

Para isso, ele desenvolveu uma técnica chamada ROAR (ou rugido, em inglês). Esse acrônimo significa:

Reconheça o tipo de cliente com o qual você está negociando.

Observe alguns pontos e ideias sob a ótica dele.

Admita estudar quem ele é.

Resolva as necessidades pedidas.

Tudo isso mostra que desenvolver empatia e reconhecer a posição de cada gestor permite maior abertura para que ele veja o que você está oferecendo. Desta maneira, você conseguirá ser assertivo e alcançará o seu objetivo.

Mas como reconhecer alguns tipos de cliente? Aqui vão algumas dicas.

O sábio

Profissionais sábios tentam tomar decisões baseadas em fatos, para assim terem certeza de que não estão escolhendo errado. Perguntam sempre porque buscam diversos detalhes que levam à confiança e ao conforto de sua escolha. Seja um porto seguro, um guia para esse tipo de pessoa.

O reticente

Clientes reticentes são um pouco descrentes, pois provavelmente já foram enganados. Temem e não confiam facilmente. Ele tentará não se envolver no começo e sempre ficará com um pé atrás. Você deverá ter total lealdade e provar que é capaz de cuidar do que ele precisa. Em compensação, ele será o cliente mais satisfatório e sempre contará com você, caso conseguir.

O direto e reto


Ele quer ser eficiente e, quando demanda algo específico, é isso e nada mais. Vai direto ao ponto e não quer outras hipérboles mirabolantes. Você deve ter jogo de cintura e tentar se adaptar, na medida do possível, aos pedidos dele, caso seja indispensável.

O desinteressado


O desinteressado é um cliente em potencial que desconhece os benefícios do que você está oferecendo. Ele não faz muitas perguntas, pois realmente ainda não sabe sobre você ou sobre seu trabalho. Seja criativo, respeitoso, sincero, e você conseguirá um ótimo cliente.

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