Últimas publicações

Categoria: Fala WLC

30/10/2014

Alavancando Campanhas de Incentivo no Fim do Ano

Premiações final de ano

As comemorações de fim de ano são uma ótima oportunidade para uma organização reforçar a sua presença junto aos seus colaboradores e (ou) os seus clientes, dependendo da estratégia ou enfoque das ações adotadas. Sempre que possível costumamos abordar e reforçar a necessidade de uma estratégia específica para essa ocasião. Nessa coluna voltaremos ao assunto, dessa vez para abordar a necessidade de uma estratégia específica no caso de organizações com campanhas de incentivo onde o catálogo e a campanha estarão ativos nos meses de fim de ano. Já falamos da necessidade de uma atenção especial, mas dessa vez tentaremos dar um enfoque maior a este caso em específico.

Um exemplo

Uma determinada indústria automobilística está com uma campanha de incentivo ativa no período de fim de ano. Esta campanha foi desenvolvida para incentivar os vendedores das concessionárias, que representam essa indústria, a venderem mais. Nela os vendedores ganham pontos a cada venda de automóvel, peças de reposição e serviços oferecidos pelas concessionárias. Esta campanha de incentivo foi iniciada em meados do ano e desde esse início, os vendedores têm acumulado um montante em pontos. Através de estudos que foram realizados, tendo como base os dados de campanhas de anos anteriores, se sabe que muitos deles pretenderão utilizar seus pontos no período próximo do final da campanha para que assim eles resgatem prêmios de maior valor. Acontece que o período de final de ano é uma época onde a campanha de incentivo estará chegando na metade do período de vigência ou até mesmo no final.  Ao mesmo tempo, essa mesma indústria não possui outro grande programa de incentivo especificamente focado para o final do ano.

Pelo que vemos no caso brevemente descrito acima existem dados que mostram a necessidade que essa indústria tem, de reforçar a sua presença junto aos colaboradores das concessionárias, aos vendedores principalmente, no período de final de ano. Mesmo que exista essa campanha de incentivo principal, não existe ainda uma estratégia especial que cubra o período. E isso pode ser desenvolvido usando a sua campanha “principal”. A elaboração de uma comunicação especial no final do ano, reforçando o apelo da campanha pode em parte resolver esse “problema”. Essa comunicação poderia, além de parabenizar os vendedores pelo ano e lembrá-los do catálogo, oferecer algum tipo de recompensa especial, como valores de resgate mais atraentes nos prêmios da campanha, ou produtos sazonais, podendo estes ser decorativos ou não. Já mencionamos anteriormente a necessidade de mantermos atualizados os catálogos e também a força e a importância que os produtos sazonais podem ter em sua campanha de incentivo.

Sintetizando a análise, é possível e até certo ponto necessário, que o planejamento de uma campanha de incentivo que atravesse o período de festas de fim de ano contemple essa necessidade, a de que a campanha terá de se reforçar e se comunicar nesse período especial do ano com o seu público, seus participantes. O quanto antes esse planejamento for feito, melhor. Porém é sempre possível elaborar uma estratégia em curto prazo visando se beneficiar, e porque não beneficiar o participante, mostrando a sua presença e reforçando a sua presença nesse período festivo.

Se você é um cliente WLC e possui essa estratégia, você sabe que o nosso departamento comercial possui consultores sempre preparados para atendê-lo e ajudá-lo, tanto na implantação das mudanças visuais dentro do seu catálogo, quanto na sugestão e auxílio na escolha de produtos especiais para reforçar o seu catálogo nesse período do ano. Além disso, com a ferramenta Rewards Club você pode também criar lojas especiais com os produtos adequados a esse período do ano e oferecer ofertas especiais dentro do seu catálogo.

A Logística também não foi esquecida. Estamos reforçados e possuímos parceiros adequados e prontos a suprir a demanda crescente nesse período.

E se você ainda não é cliente da WLC e tá pensando e campanhas ou premiação para final do ano corra que ainda dá tempo entre em contato com algum de nossos consultores, acesse nosso site www.wlc.com.br ou ligue (11)3076-1200.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados