Últimas publicações

Categoria: Notícias

17/03/2015

Motivação de funcionários: a chave do sucesso do Google?

Por que o Google é a melhor empresa para se trabalhar e também a mais valiosa do mundo? Seria apenas uma coincidência? Ou a motivação de funcionários é a chave de seu sucesso? 

 

Motivação de funcionários a chave do sucesso do Google

 

 

O que faz o Google ser considerado por diversas pesquisas a empresa mais valiosa do mundo? Sua marca, suas inovações, suas tecnologias, seus serviços, seus produtos, a motivação de funcionários, ou tudo isso junto?

Talvez seja mera coincidência – temos quase certeza que não, mas esse resultado deve estar bastante atrelado a outra conquista da organização que vem se repetindo nos últimos anos que também considera o Google a melhor empresa do mundo para se trabalhar.

Essa relação se torna muito evidente quando analisamos friamente a origem de todos os diferenciais do Google, como seus produtos e serviços. Esses diferenciais são criados por pessoas, um time de talentos que desenvolvem as inovações e tecnologias do Google e fazem dela essa potência.

No entanto, por mais que esse time seja talentoso, se o Google não criasse um ambiente favorável, motivando seus colaboradores e estimulando seus potenciais, certamente o resultado não seria o mesmo. Esses profissionais seriam menos motivados para exercer suas atividades da forma como exercem hoje, com menor poder de criatividade e menor iniciativa para a inovação, o que com certeza os incentivaria a procurar outro lugar que proporcionasse um ambiente no qual eles pudessem exteriorizar o máximo de suas habilidades.

Mas por que os mais de 50 mil talentos dessa grande potência mundial são tão motivados assim? Como é tratada a motivação de funcionários lá dentro e como é esse ambiente que favorece tanto os talentos e a criatividade desses profissionais?

- Salário e benefícios básicos

Os benefícios mais tradicionais, como planos de saúde, odontológico e de aposentadoria, seguro, pacotes de férias e reembolso com despesas de educação, são oferecidos pela companhia. Até aí, nenhuma novidade. Porém, a organização começa a se diferenciar já em sua política de salários. A remuneração lá é acima da média de mercado, um estagiário, por exemplo, ganha em torno de 7 mil dólares por mês.

Mas, esse nem de longe é o principal motivo para a motivação de seus funcionários. O Google sempre encarou o desafio de atrair, reter e motivar talentos além de uma mera filosofia de visão, missão e valores. A empresa possui uma cultura de motivação e bem estar que está inserida em seu modelo de negócio, com práticas e ações estratégicas, criativas e revolucionárias.

- Benefícios extras

Durante o mês, alguns dias são selecionados para refeições especiais, como almoços e jantares preparados por chefs em restaurantes gourmets e, entre as refeições, lanches, salgadinhos e bebidas. Além disso, pensando na qualidade de vida de seus colaboradores, a sede da empresa possui academias de ginástica, aulas de dança e fitness, jogos (como paintball e laser tag), quadras de vôlei, playground e médicos que podem ser consultados.

Há também cabeleireiros, massagistas, lavanderias, salas de jogos com videogames, e confortáveis e futuristas cabines de sono, as famosas “GoogleSleepingPod”. Para o transporte dos profissionais até o trabalho, há bicicletas fornecidas pela própria empresa e oficinas para o conserto das mesmas. O dono de carro pode contar com troca de óleo e lava-rápido. E, se ele quiser comprar um carro híbrido, ganha uma ajuda de até cinco mil dólares. Para os que vão de ônibus, há linhas regulares para diversos destinos.

Contrariando a lei americana, que exige apenas 12 semanas de licença a maternidade e sem qualquer remuneração, o Google fornece as suas funcionárias 18 semanas de licença remunerada, e nos três primeiros meses do bebê, os novos pais recebem 500 dólares de ajuda para alimentação, além de berçário. Os pais que quiserem adotar têm reembolso de até cinco mil dólares para o pagamento das despesas legais.

- Cultura e ambiente organizacional

Embora extraordinários e inovadores, esses benefícios não são considerados pelos fundadores da empresa o fator mais importante na motivação de seus funcionários. O segredo, acreditam Sergey Brin e Larry Page, fundadores da empresa, está na cultura da organização. Eles acreditavam que, para atrair talentos, teriam que oferecer um ambiente onde as pessoas gostassem de trabalhar, se divertissem e continuassem sonhando, onde fossem desafiadas e recompensadas por sua dedicação

Vimos em post recente aqui no blog a importância de se criar uma cultura de motivação e incentivo para a criatividade de funcionários e sucesso da empresa. No Google, eles pensaram nisso, contrariaram o senso comum e criaram uma cultura parecida com um ambiente de campus universitário, onde a colaboração e o desejo de mudar o mundo são estimulados. A cultura é tão importante para o Google que, lá, há o cargo de CCO (ChiefCulture Officer), algo como “Diretor Cultural”, um alto executivo que tem por função definir e reforçar a cultura da organização.

Os colaboradores podem escolher a que horas vão trabalhar, se vão de pijama ou se levam seus cachorros para o escritório. Além disso, os funcionários podem passar até 20% de seu tempo em seus próprios projetos. O clima de liberdade em que os colaboradores trabalham procura estimular o empreendedorismo, sem hierarquia, para potencializar a criatividade e a inovação. A organização de trabalho é plana, e não hierarquizada. Os trabalhadores são divididos em pequenos grupos de trabalho, pequenas células de empreendedorismo, nas quais o membro pode mudar de grupo de trabalho sempre que desejar e sem pedir permissão, o feedback acontece entre colegas de trabalho e não entre subordinado e superior, e as ideias dos grupos são reunidas por comitês, que as lançam ao mercado. Ou seja, o Google se divide como uma espécie de startup composta por diversas outras startups.

Agora que você viu todos esses fatores tão inovadores e criativos do Google no tratamento de seus colaboradores e em seu modelo de negócio, ainda está em dúvida se existe alguma relação entre o seu valor de mercado (considerada a empresa mais valiosa do mundo) e o seu clima organizacional (considerada a melhor empresa do mundo para se trabalhar)? É para se para se refletir, não acha?

Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial
Fontes: google.com/about/careers/lifeatgoogle/benefits/

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados