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16/06/2015

Quantos tipos de Marketing Existem?

Muitos autores e profissionais vão descrevendo e desenvolvendo novos tipos de Marketing, e a cada ano novos conceito vão sendo incorporados.

tipos de marketing

 

 

O Marketing é uma área tão ampla que tentar defini-lo já é, por si só, uma tarefa difícil. Mas fazendo um estudo amplo acerca dos diversos derivados do termo, podemos afirmar que Marketing é o conjunto de ações estratégicas que visam buscar o melhor desempenho de uma empresa no mercado, sendo dividido nos mais variados tipos de segmentos afim de aproximar pessoas e marcas em prol de alguma ação.

A fim de desmistificar um pouco esses milhares de conceitos, o site Portal do Marketing criou um Dicionário exclusivo para termos e especificações sobre o Marketing. Vejamos os mais interessantes:

 

Tipos de Marketing Mais Conhecidos:

 

- Live marketing

O Live Marketing se define pelas atividades de marketing que proporcionam interlocução viva entre marcas e pessoas, provocando compreensão diferenciada de produtos, serviços ou propósitos. Este tipo de ação promocional estimula e provoca através de experiências sensoriais. Por isso proporciona as melhores experiências de marca, superior a qualquer outra atividade de marketing, porque gera maior engajamento e envolvimento por parte das pessoas que participam.

O termo vem se consolidando cada vez mais nas estratégias de marketing das grandes marcas, se tornando a denominação sucessora do marketing promocional, que ficou restrita, com o passar do tempo, por conta das necessidades cada vez maiores das empresas em realizar atividades de comunicação mais diversificadas e complexas.

- Marketing de Relacionamento

O bom relacionamento da empresa com os clientes é o foco deste tipo de marketing. O desafio é planejar meios de alcançar uma comunicação efetiva com o público e excelência no atendimento. Criar laços da marca com os clientes é uma tarefa difícil e exige que a empresa promova ações contínuas sempre pensando na felicidade do consumidor. É preciso que a marca fique gravada na mente das pessoas de forma positiva, como uma empresa líder em qualidade, bom atendimento e que entende as necessidades de seu público.

- Marketing Social

A função do marketing social é promover a responsabilidade social da empresa através de ações solidárias em áreas de vulnerabilidade. As estratégias visam atender as necessidades básicas das pessoas que vivem em comunidades desfavorecidas. Essa atitude também objetiva no geral, mobilizar a sociedade para um comportamento coletivo e de compaixão ao próximo, pois parte da ideia de que o direito de ter qualidade de vida é de todos. Em outras palavras, o principal objetivo do marketing social é acabar com o individualismo e influenciar as pessoas a sair do comodismo e realizar ações sociais em benefício ao próximo.

- Marketing Direto

Um dos tipos de marketing que mais cresce no mundo, o marketing direto visa alcançar resultados rápidos através de ações lógicas e práticas. Estratégias como pesquisas de mercado, investimentos e retorno, identificação do perfil dos clientes atuais e consumidores em potencial, formas de aumentar os lucros, entre outras, são planejadas a fim de causar um retorno positivo em um curto prazo de tempo. Este tipo de marketing é totalmente baseado na eficiência da comunicação e assemelha-se ao marketing de relacionamento. Porém, sua principal diferença é o objetivo de obter resultados rápidos, principalmente através de pesquisas e estudos.

- Marketing Indireto

O marketing indireto corresponde a estratégias de propaganda que visam associar a imagem da marca de forma discreta, através de produções culturais, programas de televisão, entre outros. No marketing indireto, a marca aparece em filmes, novelas e outras produções e, o consumidor não pode rejeitar o anúncio, pois não surge em forma de comercial. Este marketing é extremamente eficiente e mantém o logotipo do produto gravado no subconsciente dos consumidores. Mesmo que a pessoa não tenha prestado atenção na imagem, na hora de fazer as compras, o símbolo pode ser facilmente digerido como uma marca conhecida.

- Marketing de Resposta

Este marketing é responsável por solucionar os problemas de imagem e procurar as deficiências da empresa com o público externo. O marketing de resposta busca essencialmente o feedback das ações da empresa, a fim de descobrir o que precisa ser mudado e quais as estratégias que faltam ainda para o sucesso da instituição. Extremamente importante, este marketing ajuda consideravelmente no crescimento e aperfeiçoamento do negócio e das vendas.

- Endomarketing

Focado na comunicação interna, o endomarketing visa buscar a satisfação dos funcionários e garantir que eles trabalhem felizes e motivados. Para isso, um conjunto de estratégias que valorize os empregados, amplie a produção e promova boas condições de trabalho deve ser planejado. A importância deste marketing é permitir que a própria corporação faça propaganda da marca para qual trabalha, pois um colaborador feliz pode atrair diversos consumidores em potencial. Além disso, a imagem interna é um reflexo da imagem externa e, por este motivo também, a equipe de trabalho merece uma atenção especial da gestão.

- Marketing de Incentivo

Marketing de incentivo é um conjunto de estratégias utilizadas para estimular e/ou motivar equipes internas, distribuidores e revendedores a atingirem objetivos e metas estabelecidas, oferecendo premiação e reconhecimento para as melhores performances. Campanhas de Incentivo são o tipo de ação mais utilizado nesse segmento do marketingatualmente. Sendo bem semelhante ao endomarketing, esta estratégia visa melhorar o clima organizacional, fortalecer o relacionamento entre equipes e incentivar a competição saudável entre os colaboradores, porém sempre com o objetivo de gerar resultados cada vez melhores.

- Marketing Viral

O marketing viral surgiu na medida em que as novas tecnologias foram ganhando espaço na vida dos consumidores. É um marketing focado nas redes sociais que objetiva criar formas de propagar uma imagem positiva da empresa na rede. Os efeitos do uso eficiente deste marketing assemelham-se ao que ocorre em uma epidemia. As ações, se bem elaboradas e planejadas, podem correr pela rede, alcançando diversos consumidores ativos e clientes em potencial.

- Marketing Digital

Este tipo de estratégia comercial tem por objetivo criar canais de comunicação em meios digitais. A internet é muito utilizada na propagação deste marketing e, ações como a criação de newsletter e outras ferramentas são planejadas. Esses recursos permitem ao consumidor escolher qual conteúdo referente à empresa deseja absorver. Este tipo de marketing garante um controle do público que se manifesta em meios eletrônicos e abre novos caminhos para o crescimento da empresa na rede.

 

 Os mais Curiosos tipos de marketing:

 

- MarketingDharma

Tipo de Marketing que age ao nível do conflito psicológico anterior à vontade humana, dado que, cada vez mais, procuramos satisfazer preferencialmente as necessidades inconscientes, concentrando-nos no que é anterior à intencionalidade no Homem, ou seja, no que é antecedente às necessidades e à motivação.

- Marketing Líquido

Marketing que se adapta constantemente aos novos hábitos dos consumidores, utilizando novas ferramentas, meios, veículos e canais que vão surgindo com a tecnologia, e, não apenas, a comunicação de massa. Adapta as mídias ao consumidor, ao invés de forçar o consumidor a se adaptar às mídias.

- Marketing Reverso

1. Busca por parte de uma empresa de fornecedores. No modelo tradicional era o fornecedor quem buscava o cliente. Há muitas razões para um comprador aplicar o marketing reverso entre elas destacam as seguintes: altos retornos, deficiências de mercado, considerações futuras, procurações políticas, geográficas e ambientais, tecnologia, reconhecimento e valorização e tendências atuais. 2. Maneira agressiva e imaginativa de alcançar os objetivos de suprimentos em que o comprador toma a iniciativa de fazer as propostas, sejam para fornecedores, ou para usuários dentro da organização.

- TransMarketing

Segundo Waldyr Fortes é o trabalho conjunto de Marketing e de Relações Públicas para o sucesso de tudo o que for empreendido. Marketing se preocupa com o sentido concreto de vender alguma coisa e, as Relações Públicas, em proporcionar meios para que esta atividade não cause nenhum problema, tanto para a organização promotora do relacionamento como para aqueles que dela fazem uso.

 

 

 

 

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