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03/05/2017

Convenção de vendas: um canal de engajamento e incentivo.

O dia a dia de uma empresa pode ser extremamente corrido e cheio de incêndios para apagar. No afã de resolver os problemas emergenciais, urgentes e que demandam ações imediatas para o incêndio não virar um desastre total, muitas equipes acabam não trabalhando em um planejamento.

 

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Ok, o título da matéria é “convenções de vendas: um canal de engajamento e incentivo” e até agora não falamos de incentivo ou de convenções de vendas. O contexto acima explica o motivo pelo qual muitas vezes as equipes de venda de campo se sentem afastada da realidade vivida no ambiente administrativo, o chamado por muitos de corporativo.

Uma das reclamações frequentes de muitas equipes externas, aqui não se restringem apenas os times de vendas, é que as decisões e iniciativas que acontecem dentro dos escritórios não são cascateadas para os colaboradores que estão na rua fazendo o trabalho de linha de frente. É aqui que a convenção de vendas pode ser um poderoso canal de comunicação com as equipes de vendas, uma vez que boa parte das empresas costumam reunir suas equipes externas pelo menos duas vezes ao ano, ou seja, uma vez por semestre

Por que então não aproveitar essa oportunidade para reforçar as campanhas de incentivo com esse público tão importante (afinal são eles que trazem boa parte dos resultados da empresa) e engajá-los ainda mais na superação de metas?

Para muitas empresas, a convenção de vendas é um evento que tem como propósito realinhar as equipes de vendas sobre os objetivos e metas estratégicas, além de servir como uma forma das equipes de apoio corporativas poderem se aproximar das equipes comerciais e disseminarem alguma mensagem específica.

O desafio então passa a ser a forma de se comunicar assertivamente com esse público, de maneira a chamar atenção e fazê-los captar a mensagem central. O segredo é utilizar a convenção de vendas como um marco dentro de sua campanha de incentivo, servindo como momento de início ou fechamento das ações de incentivo. Essa é uma maneira efetiva para que as equipes de vendas sejam impactadas de forma direta.

Outra estratégia é utilizar a convenção de vendas como um canal de reforço das ações de marketing de incentivo da companhia. Nesse formato vale relembrar com todos os vendedores a importância de se manter alinhado às metas estratégicas da empresa e também relembrar os prêmios distribuídos para as melhores equipes e/ou os colaboradores que mais se destacaram durante o ano.

Lembre-se também que apenas um esforço de comunicação durante a convenção de vendas pode soar avulso para os seus vendedores. Por esse motivo, envolva também os líderes para que sua campanha de incentivo junto à força de vendas seja um sucesso. Já falamos desse assunto aqui no Blog, na matéria A importância do líder em campanhas de incentivo.

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