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24/02/2021

Os caminhos para motivação de colaboradores mais velhos

PostBlog4Fev21

Muitas organizações seguem a fórmula simples e convencional para motivar os colaboradores: oferecer salários adequados e oportunidades para galgar degraus na hierarquia. Para uma parte significativa dos profissionais isso é mais que suficiente.

O envelhecimento populacional em nosso país ainda parece uma realidade distante, mas estudos mostram que em 2060 teremos mais idosos do que jovens. Esse fator, aliado às mudanças nas regras previdenciárias e na expectativa de vida da população em geral farão com que cada vez mais idosos estejam ativos no mercado de trabalho. E o que motiva profissionais com esse perfil etário é diferente do que motiva os colaboradores mais jovens. Assim, quais os caminhos para motivar esses colaboradores?

Dois dos fatores menos motivadores para os idosos são maiores compensações e oportunidades de progresso, diz Signe Spencer, consultora sênior de pesquisa da Korn Ferry, uma empresa de consultoria organizacional. Eles podem não se importar tanto com um contracheque pesado ou promoções porque estão em um ponto diferente em seu arco de carreira.

“O que é mais motivador quando você é mais velho é o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, deixando um legado e sendo o mentor de outras pessoas”, disse Spencer, com conhecimento de causa e 70 anos de vida. Cinco anos atrás, Spencer propôs cortar suas horas para quatro dias por semana. Seu empregador concordou e ela prosperou. Embora ela tenha sofrido um corte no pagamento, a programação menos árdua lhe dá mais tempo para pensar e, assim, eleva seu produto de trabalho.

Outra forma de motivar os trabalhadores mais velhos, e também com experiência na organização da qual fazem parte, é explorar o conhecimento interno que eles acumularam ao longo dos anos. Incentive-os a desenvolver módulos de treinamento e guias passo a passo para ajudar os novos contratados a aprender o básico.

“Contanto que você peça a eles que façam isso com apreço e lidem com toda a questão com tato para que não sintam que estão sendo empurrados para fora, eles vão querer compartilhar sua memória institucional e passar adiante o que aprenderam”, opina Spencer.

Combiná-los com colaboradores da próxima geração também pode ser significativo para eles. Treinar estrelas em ascensão é um ponto culminante gratificante para uma carreira.

Outra necessidade, especialmente em uma pandemia de isolamento social, envolve manter conexões humanas como parte de um grupo.

“Os idosos se parecem com os mais jovens no sentido de que o local de trabalho é importante para sua vida social”, disse Peter Cappelli, co-autor de “Managing the Older Worker”. “Portanto, dê a eles tarefas onde interajam com outras pessoas. Eles podem achar isso mais envolvente. ”

Os gerentes também precisam ajustar seu estilo de comunicação com os idosos. “É provável que trabalhadores mais experientes saibam coisas que seus gerentes mais jovens não sabem”, disse Cappelli, professor de administração da Wharton School. “Então, o que não vai funcionar é ‘Faça isso porque eu sei o melhor’.”

Elogios individuais também ressoam mais com os trabalhadores mais velhos do que programas de reconhecimento, como prêmios de funcionário do mês. Apoiar o sucesso de um colega, por vezes, é mais importante do que ganhar um cartão-presente.

“À medida que envelhecemos, estamos menos preocupados com o reconhecimento que todos podem ver”, disse Cappelli. “Estamos mais preocupados em ouvir isso de outras pessoas que dizem: ‘Você é uma grande ajuda para mim’.”

Os principais líderes personalizam sua abordagem com base nas atitudes e prioridades de cada indivíduo.

“Você não pode fazer suposições porque elas podem estar erradas”, disse Wayne Hochwarter, professor de administração de empresas do College of Business da Florida State University. “Você pode dar aos trabalhadores mais velhos o fim de semana de folga, pensando que eles querem estar com sua família. Mas eles podem querer as horas extras. ”

Ele checava com eles com frequência, perguntando: “Como vai o trabalho para você?” e “Este trabalho é o que você esperava?” Isso é melhor do que prever o que eles querem e agir de acordo com o seu palpite.

As expectativas estão ligadas à motivação. Se os colaboradores estão decepcionados com algum aspecto do trabalho, isso pode afetar seu moral geral.

Finalmente, evite introduzir programas de incentivos elaborados ou encenar concursos ou rifas de prêmios. Os colaboradores mais velhos podem ver essas iniciativas como truques.

“As pessoas só querem se sentir necessárias, respeitadas e amadas”, disse Hochwarter, que também é pesquisador da Australian Catholic University. “E se você for mais velho, deseja a oportunidade de impactar os outros, de sentir que está contribuindo em algum lugar e vendo os resultados.”

Como vemos, colaboradores de diferentes idades necessitam de diferentes incentivos. E eles, quando bem empregados, podem proporcionar satisfação, integração e engajamento para colaboradores de todas as faixas etárias.

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