Últimas publicações

Categoria: Consultor Virtual

19/05/2021

Pós-Pandemia: Como motivar no retorno as atividades presenciais

 

Maio05_12Após mais um período de restrição de funcionamento de empresas, devido ao aumento no número de casos e mortes relativas ao Covid-19, novamente nos deparamos com o desafio de retomar as atividades profissionais presenciais. A diminuição das restrições de movimentação e presença nos ambientes públicos pelo governo, além da oportunidade para reabertura de diversos negócios, também trazem o otimismo para os gestores e colaboradores. Porém, esse retorno não pode ser tido como uma normalização do cenário, nem trazer falsas esperanças de solução definitiva da crise, muito menos ser uma oportunidade para a desmobilização dos cuidados popularizados no combate ao COVID-19. E nesse ponto, o incentivo pode ser um caminho para motivar e inspirar os colaboradores a manter a atenção, seja remotamente ou presencialmente. Vamos a algumas sugestões para incentivar a retomada de forma consciente?

Todos precisam trabalhar juntos para que a retomada tenha sucesso. Pesquisas mostram que colaboradores podem ter problemas de concentração após eventos traumáticos de grande escala. O líder precisa estar pronto para motivar e auxiliar seus comandados em situações de necessidade. Aliar palavras de motivação e ações inspiradoras é o ideal. E para recuperar a atenção, exercícios práticos podem ser parte do dia a dia de todos. Assim como o corpo precisa de alongamento e atividade, o cérebro precisa receber estímulos. Post-its com lembretes, checklists de curto e longo prazo, e ações como desenhar metas de forma visual para revisitá-las e redefini-las, se for o caso. Quanto mais preparada para a retomada o trabalhador a equipe estiver, maiores são as chances de engajamento.

Questões de saúde não podem ser negligenciadas nessa nova volta as atividades presenciais. É recomendável que o líder verifique e cobre que as medidas sanitárias e os protocolos previstos pelos órgãos de saúde pública sejam cumpridos. Fazendo isso, o líder inspirará segurança e ajudará os colaboradores a manter o foco nas atividades profissionais.

Incentivando a volta com segurança

Para proporcionar a sensação de serem bem recebidos no retorno às atividades presenciais, é recomendável que além da boa conversa com cada colaborador, que sejam utilizados reforços que podem servir de incentivo para a equipe. Fazer um rodízio, alternando o comparecimento presencial dos colaboradores pode ser uma ótima opção. Além de manter o nível de presença no ambiente corporativo sob controle, facilita o cumprimento das medidas sanitárias em vigor. Outra ótima sugestão é que nesse retorno os colaboradores recebam um kit contendo os produtos essenciais para o cumprimento das medidas sanitárias. Álcool em gel, máscaras, luvas onde esse equipamento seja necessário, além de post-its, cadernos e outros materiais de papelaria especialmente preparados para os colaboradores. A iniciativa depende da organização, mas o gestor de equipes pode sugerir essas ações. Quanto maior for o exemplo, maior o engajamento das pessoas.

Para saber mais sobre dicas, cases e tendências em reconhecimento, premiação e recompensas consulte nossas matérias e siga-nos nas redes sociais. Temos conteúdo exclusivo no Facebook. Acesse www.facebook.com/blogdoincentivo

Deixe seu comentário

Posts Relacionados