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05/01/2022

Potencialize vendas com programas de incentivo selecionados pelos próprios colaboradores

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Todos que possuem interesse por Marketing de Incentivo e seus assuntos correlacionados sabem que esse é um caminho eficaz para o aumento de vendas e o engajamento por parte dos colaboradores. A importância desse tema tem crescido com o passar dos anos e novas técnicas e utilizações das ferramentas e opções disponíveis são compartilhadas para que todos os interessados tenham acesso e possam implantá-las em suas organizações.

Após a implantação da primeira campanha de incentivo em uma empresa, é normal que se colham os devidos frutos, que devem ser comemorados. Mas, após a repetição dessas campanhas por várias vezes, sem alteração do formato de cada uma delas, é normal que haja uma queda no desempenho e no engajamento. Isso porque uma abordagem única não é suficiente para manter o interesse e o entusiasmo por parte dos colaboradores. Quando isso acontece, é hora de mudar a abordagem, reavaliando métodos e os resultados esperados.

Uma opção interessante que se apresenta nessa situação é o oferecimento de um programa de incentivos auto selecionado. Nesse modelo, em vez de vincular os colaboradores a um programa de incentivo de vendas genérico, que pode ou não repercutir na equipe, será oferecido à possibilidade de que os próprios colaboradores escolham o próprio incentivo. Segundo estudos, essa opção oferece vantagens como o aumento no desempenho, quando implantada em equipes de venda. Veja a seguir listadas as vantagens do modelo de auto seleção.

1- Impulsionamento da motivação
Quando a equipe pode selecionar seu modelo de incentivo, a tendência é que fique mais motivada, o que resulta em aumento nas vendas ou nas metas a serem alcançadas, o que resulta em melhores resultados.

2- Adição de valor
A auto seleção resulta em personalização e, consequentemente em um senso de valor maior na equipe onde é implantada. Essa sensação pode adicionar motivação às equipes.

3- Senso de competição
No estágio de definição de metas, principalmente quando se trabalha com mais de um time dentro de uma campanha auto selecionada, é possível criar o senso de competição agregando mecanismos de gamificação à campanha. Oferecer multiplicadores bônus a equipes que além de baterem a meta fixada, estejam melhores ranqueados dentro do universo de equipes participantes de uma determinada campanha auto selecionada é um exemplo de como a gamificação é uma opção viável e interessante. Se você quer ler mais conteúdos a respeito aqui no Blog do Incentivo, sugerimos a matéria “O que é Gamificação? Saiba como funciona a Estratégia de Gamificação”, nela são abordados os conceitos básicos do tema.

4- Flexibilidade
Essa é uma vantagem óbvia, mas que merece destaque, liberdade de escolha para o alcance das metas e para o recebimento das recompensas é um fator a ser destacado e valorizado dentro da implantação de qualquer programa auto selecionado.

5- Aumento da conscientização
É importante que as equipes que selecionam seus próprios programas de incentivo também possam aprender mais sobre os produtos ou serviços que oferecem de uma forma mais pessoal. O conhecimento amplo do que se oferece cria um maior senso de oportunidade por parte dos vendedores e faz com que eles façam melhores recomendações aos clientes.

6- Senso de realização
Essa é outra vantagem que esse tipo de programa de incentivo oferece. Além de ajudar a aumentar as vendas, esse modelo também ajuda sua equipe a sentir orgulho de suas realizações, o que pode ajudá-los a continuar a se esforçar para fazer melhor e alcançar objetivos maiores.

Para conhecer as melhores práticas para as suas campanhas de incentivo, não deixe de acompanhar o blog http://www.blogdoincentivo.com.br/. Todo mês trazemos novidades sobre esse mercado, sempre focadas em ajudar empresas que querem obter um melhor resultado nas suas campanhas.

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