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Categoria: Dicas

11/10/2013

Consultor Virtual: incentive mais durante o fim do ano

Por Julio Assano Junior*

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Voltar aos prêmios é sempre necessário, não é? Afinal, os prêmios constituem o principal meio que a corporação possui para incentivar a participação maior de um determinado colaborador e também para fidelizar um cliente. Como falamos há algumas semanas, escolher bem os produtos que farão parte de uma campanha de incentivo é essencial para o sucesso da mesma. Voltamos hoje para abordar o tema, desta vez focando no fim de ano.

Para ilustrar o problema que queremos focar, vamos exemplificar uma situação: existem diversas corporações que optam por criar uma campanha de incentivo com média e longa duração, cujo início ocorre normalmente no primeiro quadrimestre do ano vigente e o encerramento ocorre no fim do ano, ou no primeiro mês do próximo ano. Durante a elaboração dessa campanha foi feita uma seleção de itens para integrar um catálogo de prêmios. A dificuldade que é encontrada nesses catálogos de média e longa duração é a quantidade de itens que saem de linha, ou seja, que já estão em queda naquela que conhecemos como curva de obsolescência. Essa dificuldade se torna cada vez mais evidente na medida em que se aproxima o final do ano e, consequentemente, o fim da campanha de incentivo.

A curva e o ciclo de vida de um produto

Só para nos concentrarmos um pouco nesse assunto, vamos voltar no tempo e comentar algumas curiosidades. Há décadas atrás a compra de um eletrodoméstico era equivalente à compra de um patrimônio; existiam poucos modelos e marcas disponíveis no mercado, os produtos em si eram mais robustos e voltados mais para a durabilidade que para a beleza propriamente dita, isso se os compararmos aos produtos de hoje. Conceitualmente, o ciclo de vida desses produtos era bem maior que hoje, as linhas de refrigeradores, por exemplo, demoravam mais tempo para serem renovadas. Com o passar dos anos, a evolução dos materiais, do design, dos recursos eletrônicos e tecnológicos e do gosto do consumidor tornou esse ciclo de vida cada vez menor. Hoje vemos linhas de smartphones que possuem um ciclo de vendas menor que um ano. Novos eletroportáteis e produtos de informática são lançados anualmente e às vezes até semestralmente. Isso faz com que um produto dure menos tempo nas prateleiras e, aplicado ao e-commerce, há necessidade de atualização contínua na base de produtos.

Como manter o interesse do premiado?

Gastamos algumas palavras relembrando o conceito de ciclo de vida para chegarmos ao ponto principal do nosso artigo. É necessário que o catálogo de produtos acompanhe a tendência do mercado. Os catálogos, normalmente são fragmentos da enorme quantidade de opções que o mercado oferece, estando seus itens integrantes também sujeitos ao Ciclo de Vida. Logo, para atrair maior atenção e engajamento do colaborador ou cliente participante, o organizador da campanha precisa se manter atento à necessidade de avaliação periódica dos produtos que fazem parte do catálogo em questão. Nesse ponto, a WLC oferece um atendimento sempre pronto para sugerir novas opções para substituir as antigas e manter o interesse do público-alvo da campanha sempre em alta.

Nas ações de fim de ano, é sempre bom também lembrar-se de rever todos os produtos para reforçar os resgates nesse período festivo. Ao revermos e substituirmos os produtos que atingem a parte final do ciclo de vida, ou seja, que estão saindo de linha, o interesse do premiado aumenta, pois ele tem maior possibilidade de resgatar produtos que são lançamentos e que estão sendo vendidos em e-commerce e em lojas físicas. Com essa atitude, estamos somando a todas as sensações que queremos despertar quando desenvolvemos a campanha, a sensação de exclusividade, que é também muito atraente.

*Julio Junior é Assistente de Projetos Web da WLC.

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