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28/03/2014

Mídias Sociais e Retenção de Colaboradores

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Sabemos que para ser bem sucedido em seu mercado, você tem que atrair, formar e reter os colaboradores valiosos e talentosos. Se você fizer isso bem, você vai continuar a crescer. Assim, é de crucial importância que a retenção dos bons colaboradores seja alta. Temos falado muito do assunto ultimamente e hoje vamos novamente abordá-lo.

Uma pesquisa recente com gerentes de RH revelou que 56% dos gerentes acreditam que a retenção de colaboradores é a sua prioridade número um. No entanto, o problema é que quase 40% desses gerentes não possuem processos reais, como um programa de reconhecimento do empregado ou regras e procedimentos para atender às necessidades do trabalhador moderno, para manter bons números de retenção de funcionários. Esta incapacidade de produzir o engajamento tem custando uma razoável soma de dinheiro para grande número de empresas. Na verdade, os funcionários não engajados gastam de duas a quatro horas por dia não trabalhando. Assim, metade do dinheiro a eles está sendo desperdiçado em perda de produtividade.

Felizmente, há uma tecnologia nova (para alguns gestores) que faz com que as tarefas de engajar, reter e reconhecer os empregados sejam muito mais fáceis que no passado, mesmo que a força de trabalho esteja espalhada além de um local central. A tecnologia? As mídias sociais.

Se a sua empresa entender como usar as mídias sociais a seu favor então, reter, engajar e reconhecer seus colaboradores se tornarão tarefas muito mais fáceis de se lidar. Abaixo daremos algumas dicas que encontramos e que serão grandes auxiliares na utilização das mídias sociais para impulsionar os níveis de engajamento, retenção e reconhecimento.

- Permita-se
Isto pode ser difícil para alguns gestores, mas você precisa ir em frente e aceitar a mudança. Na verdade, abraçando-a ela pode vir a ser o sua melhor amiga! Você incentivar seus colaboradores a usá-la para o benefício da empresa. Os tweets e compartilhamentos deles podem fornecer valiosas oportunidades de marketing boca a boca, de valor em SEO e o reconhecimento de sua marca que poderiam custar anos de investimento em propaganda.

- Talk It Out
Você precisa usar a mídia social também. Ponha  um pouco das idéias e metas da sua empresa para fora na esfera social e permita que seus colaboradores, fãs e clientes se envolvam em seus interesses, discutiindo diferentes aspectos do seu negócio, enquanto engajam-se no processo.

- Blogging
Seus colaboradores estão indo para o blog, compartilhando e publicando, independentemente do que você faz. Então, por que não criar uma rede ligando a empresa a alguns dos blogs de seus colaboradores, ou mesmo ter um blog em destaque na sua página inicial, onde você expressa o orgulho de quem trabalha para você. Isso pode até mesmo criar uma competição entre os funcionários para ver quem consegue obter uma menção ao seu blog pessoal dentro do blog da empresa mês a mês.

- Localização, Localização
Utilize coisas como check-ins e Foursquare para sua vantagem. Configure ups encontros de funcionários, almoços e jantares, e os aconselhe a fazer o check-in e convidarem amigos. Isto irá mostrar-lhes que você é uma empresa que tem investido em mais do que apenas sua vida profissional, e vai fazer-lhe um lugar muito mais desejável para o trabalho.

- Reconhecer colaboradores on-line
Use a mídia social como um dos pilares de seu programa de reconhecimento ao colaborador e reconheça-os através de seus vários meios de comunicação social. Quem não quer todos os seus amigos do Facebook e seu Twitter vendo que ele é o empregado do ano? Este é ótimo meio de aumentar a retenção de colaboradores na era moderna.

- Recompensar o engajamento social
Construir um programa de incentivo em torno do engajamento de mídia social. Seus funcionários, que estão indo para as mídias sociais de qualquer maneira, agora serão incentivados, reconhecidos e recompensados ao mesmo tempo em que promovem e falam em nome da sua empresa. É a verdadeira definição de “pegar o touro pelos chifres” e fazer o “problema” trabalhar para você.

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