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18/12/2014

5 dicas para ter funcionários mais motivados e produtivos

5 dicas para ter funcionários mais produtivos por meio da motivação

Uma pesquisa recente realizada pela Aon Hewitt, com 400.000 funcionários de 258 organizações em todo o mundo, aponta que empresas que possuem ações e estratégias voltadas para engajamento e motivação de colaboradores possuem 78% a mais de produtividade e são 48% mais rentáveis em relação a empresas que não dispõem de tais benefícios. 

Esta e diversas outras pesquisas evidenciam de maneira muito clara a relação de motivação com desempenho e produtividade de profissionais. A lógica desse diagnóstico não é nenhum segredo. Atualmente, grande parte das empresas, sobretudo as grandes corporações, já perceberam que a sua produtividade está diretamente relacionada com o bem-estar de seus colaboradores e há algum tempo direcionam esforços e investimentos para tratar dessas questões, inclusive algumas com departamentos específicos para isso. 

Fizemos um levantamento dos 5 itens principais que essas grandes corporações utilizam para gerar altos níveis de produtividade por meio de ações para motivar e engajar seus colaboradores. Confira abaixo: 

1. Ambiente agradável 

Cada vez mais empresas investem na qualidade do local de trabalho, seja por meio de esforço simples como decoração especial e salas de descanso, ou ações mais elaboradas de bem estar e qualidade de vida, como ginástica laboral e orientações nutricionais. 

A IBM, por exemplo, possui um programa chamado Star Bem, que oferece aos colaboradores sessões de shiatsu, consultas com nutricionistas e aulas de ginástica matutinas, tudo para melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Segundo o gerente de marketing da empresa, Edmundo Fornasari, a companhia tem notado por meio das ações um crescimento nos resultados dos colaboradores e, consequentemente, da empresa.

 2. Não ter chefes, ter líderes 

Geralmente, o chefe clássico não pensa no bem-estar coletivo, ele enxerga os funcionários apenas como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele julgue mais eficaz. O líder é um profissional de visão, age como motivador de sua equipe, inspira as pessoas, trabalha junto com o grupo e procura valorizar as habilidades dos indivíduos, respeitando suas limitações e ajudando-os a superá-las. Ele não visa apenas os resultados, se preocupa com o caminho até ser alcançado o objetivo

Haja como um facilitador e um treinador, de forma a contribuir com a realização de cada integrante da sua equipe. Desta maneira, seus colaboradores se sentirão mais confortáveis, seguros, confiantes e motivados para realizar um trabalho de excelência e produzir mais e melhor.

3. Defina metas e incentive a busca por resultados

Aumentar a produtividade, gerar novas vendas, melhorar a rapidez nos processos internos, melhorar as vendas de um determinado produto, criar uma cultura de reconhecimento etc. Independente de qual seja o objetivo da sua ação, é fundamental definir metas claras e concretas pontuando para os colaboradores, de forma quantitativa e qualitativa, onde e como se deseja chegar.  

Certifique-se de fazer com que seus colaboradores entendam a importância de seguir na direção correta e alcançar os objetivos propostos, e os estimule para que abracem o propósito da ação.

4- Premie 

Uma vez que definiu as metas, é fundamental mostrar aos colaboradores os benefícios que eles terão ao alcançar tais objetivos. Isso estimulará a equipe a encarar as metas e os desafios estipulados de forma mais positiva. Neste caso, premiações são a melhor solução, pois, por meio desta estratégia você atribui nos processos de trabalho da empresa o conceito de meritocracia, estimulando, com isso, motivação e competitividade entre a equipe. 

Mas cuidado! Se não houver uma base estrutural com critérios muito bem estabelecidos na forma como a premiação é realizada, a competição entre os colaboradores acaba sendo prejudicial para o ambiente de trabalho.

Nesse sentido, campanhas de incentivo é uma ótima ferramenta para premiar de maneira adequada e estimular a motivação de funcionários, sem gerar atrito entre eles. Ações desse porte têm sido cada vez mais implantadas por empresas com o objetivo de manter os colaboradores motivados. Organizações que oferecem desafios a sua equipe, e os recompensam pelos resultados alcançados, transformam-se em bons ambientes para se trabalhar e com isso produzem mais. 

5- Reconheça

Premiar, no entanto, não garante que todo potencial motivacional do colaborador seja explorado, pois, para que o profissional mantenha-se engajado e aceite novos desafios, é preciso, além  de recompensar pelos resultados entregues por meio de prêmios, reconhecer todo o trabalho realizado.

Reconhecer significa mais do que premiar, significa mostrar para o colaborador por meio de demonstrações, principalmente públicas, que seu desempenho foi visto, aprovado e apreciado. É de suma importância, durante e após os esforços dos funcionários, trocar feedbacks, elogiar e, no caso de uma campanha de incentivo, proporcionar um momento a qual o colaborador não só receba o prêmio mas também se sinta prestigiado com o seu desempenho, isto pode ser realizado, por exemplo, através de uma cerimônia de premiação.

A realização de uma campanha de incentivo, quando bem realizada, mostra aos seus colaboradores uma preocupação e um interesse real por parte da empresa em impulsioná-los e estreitar relacionamento com eles, assim, motivando-os no dia a dia, o que contribui ativamente na produtividade do colaborador e nos resultados da empresa. 

Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial

 

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