Últimas publicações

Categoria: Consultor Virtual

10/11/2021

Quando o dinheiro não muda tudo

Comp2

A pandemia mudou o mercado de trabalho de forma impactante no último ano e seus efeitos serão sentidos no mercado de forma irreversível nos próximos anos. Como lidar com uma realidade onde o trabalho remoto ou híbrido é uma modalidade em ascensão, onde os colaboradores e suas necessidades não estão em um espaço físico delimitado e tem se constituído um desafio para os gestores em todo o mundo.

Nos Estados Unidades, por exemplo, várias organizações como o Google, Uber, Amazon e Apple atrasaram o retorno às atividades presenciais. Outras já têm considerado esse novo modelo de trabalho como algo que veio para ficar. Nesse cenário, é preciso que os gestores sejam criativos para motivar as equipes.

Um dos temas abordados em diferentes organizações a mais tempo, quando se trata de caminhos possíveis para incentivar colaboradores, é a recompensa monetária. Nesta modalidade, o colaborador, ao cumprir ou superar, dependendo do programa desenvolvido, as metas estabelecidas, recebe seu bônus em dinheiro. É uma maneira de proporcionar uma recompensa mais imediata e é defendida pelos que crêem que os colaboradores podem escolher por eles mesmos o que desejam. Esse raciocínio tem certa lógica, porém é uma armadilha que, se proporciona um acréscimo de desempenho apenas em curto prazo, por parte das equipes. Isso porque as recompensas monetárias são gastas normalmente em despesas diárias e rapidamente são assimiladas pelos colaboradores como compensações esperadas. A tendência é que, para continuar tendo o acrescimento esperado, tenha-se que gastar cada vez mais.

Com base no exposto nos parágrafos anteriores é possível concluir que, a busca por recompensas não monetárias é o caminho para a motivação de equipes. É necessário um planejamento maior e mecanismos mais elaborados do que simplesmente efetuar o pagamento de um bônus em dinheiro, mas o retorno e a longevidade da motivação proporcionada pela recompensa planejada cuidadosamente compensa e é mais eficaz. Isso porque as recompensas não monetárias trazem consigo um valor emocional.

As possibilidades para o desenvolvimento de programas de incentivo não monetário são numerosas e vão de proporcionar tempo extra de folga, passando por jornadas de trabalho híbridas, programas de reconhecimento ponto a ponto, até chegar aos catálogos de prêmios, sejam eles por marcos na carreira de pontos. Abordamos aqui no blog do incentivo alguns dos melhores programas de reconhecimento para trabalhadores remotos, leia mais aqui.

Quer saber mais sobre o mercado de incentivo? Continue acompanhando os nossos posts aqui no https://www.blogdoincentivo.com.br/. Estamos sempre postando dicas e as principais novidades sobre a indústria.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados