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16/09/2014

Você sabe o que é reconhecimento P2P?

Reconhecimento P2P

 

O termo P2P vem do inglês peer-to-peer, que significa par-a-par. Na linguagem da informática é um formato de rede de computadores em que a principal característica é a descentralização de conteúdo, a qual as informações passam a ser enviadas por meio de vários usuários, ao invés de um usuário apenas. Ou seja, é uma comunicação que quebra o paradigma “um para todos”, gerando o “todos para todos”, em formato de rede.

O reconhecimento P2P, portanto, são ações voltadas para estimular a cultura de reconhecimento dentro da empresa exatamente nesse formato de rede onde não só gestores reconhecem e estimulam, mas também – e principalmente – os próprios colaboradores disseminam o reconhecimento entre eles.

Este novo componente do marketing de incentivo vem sendo cada vez bem visto pelas empresas, pois é mais do que apenas uma camada adicional para uma campanha de incentivo, é uma parte vital na construção de uma verdadeira cultura de reconhecimento, o que, segundo especialistas e pesquisas, é uma tendência corporativa nos próximos anos, uma vez que é sabido que reconhecer que o profissional está fazendo um serviço mais que satisfatório é essencial no crescimento profissional dele e também ao crescimento da empresa.

No entanto, segundo David Chittock, CEO da Incentra, empresa de marketing de incentivo, para gerar uma cultura de reconhecimento é preciso que todos os colaboradores, desde os funcionários mais “juniors” até a alta cúpula estejam envolvidos em padrões de comportamento e atitudes entre sí, ou seja, em rede, gerando com isso o reconhecimento P2P.  

“Isso se dá por meio de campanhas de incentivo voltadas para o reconhecimento e principalmente com as mídias sociais. Dentre as grandes inovações tecnológicas atuais, poucas delas trazem uma estrutura tão funcional a cultura de reconhecimento quanto as mídias sociais. As premissas do marketing voltado para o público interno vão diretamente ao encontro dos principais benefícios que as mídias sociais oferecem aos seus usuários. A importância de um time que fale a mesma língua, comungue valores, objetivos e inspirações é crescente no meio corporativo. É um diferencial do qual as companhias não podem mais abrir mão”. Conclui o executivo.

Se a sua empresa, portanto, utilizar campanhas de incentivo e entender como usar as mídias sociais a seu favor, sua cultura de reconhecimento se estruturará. Então, reter, engajar e reconhecer seus colaboradores se tornarão tarefas muito mais fáceis de se lidar.

Neste post sobre Mídias Sociais e Retenção de Colaboradores você terá mais informações e dicas que serão grandes auxiliares na utilização das mídias sociais para impulsionar os níveis de engajamento, retenção e reconhecimento na sua empresa. Confira.

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