Últimas publicações

Categoria: Dicas

10/03/2015

Criando um Dream Team com sua equipe de vendas

Todos os departamentos de uma empresa são muito importantes. Entretanto, é no setor comercial onde a equipe de vendas, atuando “cara a cara” com o cliente, definirá o sucesso ou o fracasso de uma organização. A equipe de vendas, nesse sentido, é vital para as empresas e, portanto, devemos dar ainda mais importância a esses profissionais. 

 

Criando um Dream Team com sua equipe de vendas

 

Confira 5 princípios fundamentais que devem estar enraizados nas práticas do gestor de vendas que almeja construir um dream team em sua equipe.

- Recrute com qualidade

A primeira regra para criar um Dream Team com sua equipe de vendas é fazer uma boa seleção. No entanto, é sabido no mundo corporativo, sobretudo na gestão de vendas e RH, que não existe uma receita pronta para o recrutamento e seleção de profissionais de vendas. O líder moderno deve entender que cada empresa precisa de um tipo de vendedor diferente e infelizmente, ao contrário do que muitos pensam, não existe um vendedor universal. 

Portanto, um vendedor do varejo, muito raramente servirá para vender serviços, onde o tempo de decisão do cliente e as etapas da venda são completamente diferentes. É justamente por esse motivo que muitas empresas preferem selecionar uma equipe de vendas sem experiências, sem vícios, capacitá-la e moldá-la conforme as suas necessidades específicas.

- Treine e capacite

Os gestores de vendas precisam garantir que os vendedores sejam bem qualificados para alcançar as metas. Para isso, é preciso de capacitação dos profissionais. A empresa deve investir em treinamentos operacionais, comportamentais e de habilidades para capacitar e desenvolver continuamente os colaboradores (melhoria contínua), através de cursos e palestras, objetivando atingir o ápice de cada um para que a organização gere talentos e consequentemente um dreamteam em vendas.

- Estimule o trabalho em equipe

O conceito de sinergia diz que o todo é maior que a soma das partes, ou seja, de nada adianta ter apenas um profissional brilhante dentro da empresa, pois, sozinho, ele nada poderá fazer. Sendo assim, o trabalho em equipe é fundamental na área de vendas para uma empresa ter sucesso. Quando vários indivíduos pensam e agem juntos, as chances de se obter um resultado positivo são muito maiores, pois cada pessoa traz uma bagagem intelectual e experiências de vendas diferentes, fatores esses que contribuem para solucionar os problemas, capacitar a equipe e formar um dream team.

 - Desafie e estipule objetivos

Historicamente, sabe-se que o ser humano é motivado por desafios, por isso, sua equipe de vendas deve ser desafiada constantemente. Coloque no papel onde a empresa quer chegar, o quanto pretende crescer e o que é preciso fazer para chegar lá. Após essa análise, desafie sua equipe de vendas, estipulando com clareza objetivos concretos, mensuráveis e alcançáveis para seus funcionários a fim de que eles se mantenham centrados em suas práticas do dia a dia e não se desviem dos caminhos traçados pela empresa.

– Recompense e reconheça

Após desafiar os seus vendedores e estabelecer as metas, é fundamental oferecer benefícios extras para potencializar a energia da equipe no alcance dos objetivos. Isso estimulará os vendedores a encarar as metas e os desafios estipulados de forma mais positiva. Neste caso, além de bônus extras em dinheiro, premiações são a melhor solução, pois, por meio dessa estratégia você atribui nos processos de trabalho da empresa o conceito de meritocracia, estimulando, com isso, motivação e competitividade entre a equipe. 

Premiar, no entanto, não garante que todo o potencial motivacional de cada integrante da equipe de vendas seja explorado, pois, para que o profissional mantenha-se engajado e aceite novos desafios, é preciso, além de recompensar pelos resultados, reconhecer todo o trabalho realizado. Isso significa mais do que premiar, significa mostrar para o colaborador por meio de demonstrações, principalmente públicas, que seu desempenho foi visto, aprovado e apreciado, assim, sua equipe de vendas certamente se tornará um dream Team.

 

Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial     

 

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados