Últimas publicações

Categoria: Notícias

03/03/2015

O papel do RH em Campanhas de Incentivo

Apesar de não ter papel principal nos projetos de campanhas de incentivo, cada vez mais o gestor de RH começa a participar como coadjuvante, integrando marketing de incentivo às outras ações de endomarketing e demais projetos de comunicação interna.

 

O papel do RH em Campanhas de Incentivo

 

Campanhas de Incentivo ainda são estratégias muito mais utilizadas por gestores de marketing e vendas do que propriamente por gestores de RH. No entanto, esse cenário está começando a mudar à medida que cada vez mais as ações paulatinamente passam a ser planejadas e executadas a partir de um trabalho em conjunto, o que faz todo o sentido, uma vez que, apesar de terem as suas diferenças, o marketing de incentivo é uma das formas de endomarketing e ambos caminham de mãos dadas no que se refere a motivação de equipes, ambiente organizacional e resultados.

Resumidamente, o endomarketing abrange todas as formas de interação com os funcionários, desde ações e comunicação internas a eventos corporativos voltados aos colaboradores, ou seja, as diversas formas de impactar os funcionários, como, por exemplo, a divulgação de um novo produto internamente. Já o Marketing de Incentivo, no formato de campanhas de incentivo, por vezes se apropria do conceito de endomarketing, pois são ações que envolvem comunicação interna intensiva, contato entre empresa e colaboradores através da distribuição de brindes, prêmios e bônus por resultados alcançados e eventos internos como, por exemplo, as cerimônias de premiações.

Ambas são estratégias que veem evoluindo ao longo do tempo, se integrando e utilizando, de forma eficaz, o fluxo de informações e objetivos das empresas e gerando cada vez mais resultados em termos de comunicação, trabalho em equipe, motivação, ambiente organizacional e produtividade.  

Com essa evolução, também avançou o envolvimento do departamento de Recursos Humanos com campanhas de incentivo. Embora não tenha papel principal nos projetos, cada vez mais o gestor de RH começa a participar como coadjuvante, integrando as campanhas às outras ações de endomarketing e demais estratégias e utilizando as ferramentas de engajamento e comunicação interna a fim de tornar os esforços uno com os objetivos da organização.

O Endomarketing e o marketing de incentivo  são estratégias muito poderosas que o RH e as demais áreas devem utilizar para engajar colaboradores com mais eficácia, tanto em ações de incentivo como em todas as outras estratégias, como campanhas de prevenção de acidentes, datas comemorativas e aniversários coletivos.

Certamente são ações que podem potencializar significativamente diversos aspectos voltados aos colaboradores, como melhorar o clima organizacional, o trabalho em equipe, a produtividade dos colaboradores, o índice de turnover da empresa e até na fidelização de clientes.

Ou seja, essas duas estratégias trabalhadas em conjunto entre os departamentos podem resultar em diversos resultados para as áreas de RH, Vendas, Marketing, Segurança do trabalho, todas as outras áreas da organização e principalmente para a empresa como um todo. 

 

Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial     

Deixe seu comentário

Posts Relacionados