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Categoria: Dicas

15/10/2020

Neuromarketing: entenda o comportamento do seu consumidor

Neuromarketingnão é um campo novo diante do mercado. O mercado digital fazusodestaferramenta para entender o comportamento do consumidorháalgum tempo,  pormeio de trêselementos – saber comofunciona o seusistemainterno (pela Neurociência), comosãoseuscomportamentosmentais (pela Psicologia) e qual a estratégia para criar e entregarvalores e satisfazer as necessidades e preferênciasdessesclientes/consumidores (pelo Marketing).

Nestesentido, osprofissionais da áreaestãoprocurandoestudar e entender a essência que move seupúblico-alvo, e com issomapearosmelhorescaminhos para chegaratéeles, com ações que impactem, estimulem o consumo e proporcionem a melhorexperiência de compraaoconsumidor.

Como incrementar o negócio por meio do Neuromarketing

O maior benefício do Neuromaketing é conhecer caminhos que possam provocar reações que impulsionem à compra. Entender o comportamento do consumidor oportuniza a aplicação de técnicas específicas para criar produtos e serviços que possam atender a demandas variadas de cada segmento, incrementando qualquer negócio.

O elemento emocional do processo é o que conduz a decisão de consumo, ou seja, a decisão é tomada com base em emoções, por mais lógicos que os consumidores possam (querer fazer) parecer seus argumentos diante das opções expostas à sua decisão.

O Neuromarketing conta hoje com um quarto elemento, que é o Design, de modo a potencializar o engajamento e a influência em relação aos consumidores, como explica DarrenBridger (2018). Uma vez que o cérebro percebe/reconhece imagens de maneira mais fluida e intuitiva, suas formas e simetria, suas cores e contrates, todos esses cuidados somados ativam o subconsciente, tornando a ação do Neuromarketing ainda mais efetiva. Por exemplo, a “simples”

remodelagem do design de um produto pode aumentar as vendas, por ter atrás do “simples” a intenção não apenas de encantar visualmente, mas tornar mais acessível, funcional, sustentável etc.

Benefícios do Neuromarketing

Além de todos os benefícios já mencionados até aqui, podemos agregar:

- Potencialização de resultados, uma vez que se passa a entender o que influencia de fato os consumidores, os resultados são potencializados ao melhorar o processo de tomada de decisão.

- Otimização do processo de criação de produtos ou serviços, mais focados no que esperam os consumidores, de modo que o subconsciente impulsione à compra.

- Criação e veiculação e campanhas efetivas, que motivem, que atraiam consumidores.

- Promover uma experiência ímpar ao consumidor, ou seja, que sua jornada seja única, especial, positiva, a ponto de desejar se fidelizar, gerando assim novas oportunidades de negócio.

Como podemos perceber, o Neuromarketing não é modismo, é uma tendência vai além de entender os caminhos que podem atrair um consumidor e vender produtos ou serviços. É ter em mãos uma engrenagem capaz de realmente fazer com que se conheçam o perfil e as dores do seu público-alvo e, assim, determinar táticas/ técnicas/estratégias com foco em atender e conquistá-lo; direcionar suas decisões de compra, promover conversões, e reverter ações pontuais de marketing em respostas significativas e em melhores resultados para todo tipo de negócio e segmento, e muitas vezes, sem necessitar de um imenso investimento.

Dicas de Leitura:

Neuromarketing: Como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores, de DarrenBridger, pela editora Autêntica Business (2018).

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