Últimas publicações

Categoria: Dicas

23/12/2020

Quais são as tendências do Marketing para 2021?

A pandemia da Covid-19 foi, entre outros divisores de água no mundo, um potencializador para algumas tendências de marketing para o próximo ano. Nos últimos meses de 2020, essas ideias foram aceleradas, enquanto outras previstas perderam o sentido devido ao isolamento social, como aponta uma reportagem do Meio & Mensagem.

Experiência do consumidor

 Uma pesquisa da PWC reuniu pontos que são alguns dos principais focos de compras dos consumidores.

- Eficiência (seja da loja ou do serviço do lojista);

- Conveniência;

- Informação;

- Facilidade nos meios de pagamento;

- Interação humana com a marca.

Muitos consumidores consideram que a interação com pessoas é essencial, independentemente do uso da tecnologia.

Agilidade

Em outra pesquisa realizada pela Deloitte, uma das principais tendências apontadas foi a agilidade. Por mais que pareça óbvio, esse tópico indica que o momento é ideal para que profissionais de marketing invistam em ferramentas digitais relevantes para garantir processos ágeis. 66% dos respondentes afirmaram que a pandemia aumentou seu apreço por tecnologias bem desenvolvidas.

Relação usuário X marca

No estudo da Deloitte, ainda, 64% dos executivos entrevistados afirmaram que o engajamento com o consumidor mudou drasticamente durante o período de pandemia. Os clientes podem e devem passar a participantes das marcas, seja como embaixadores, influenciadores ou inovadores.

Personalização

A personalização da experiência, atualmente, já é necessária. Para 2021, então, será essencial. Ofertas que atendam às preferências e dicas que complementem as escolhas são dois exemplos.

Vídeos ao vivo

Com o boom das lives, os vídeos entraram em alta durante a quarentena. Essa tendência acentua-se também devido ao uso cada vez mais difundido das redes sociais em relação à produção de conteúdo audiovisual. A naturalidade das novas plataformas, como é o caso do TikTok, que explodiu em 2020, gera espontaneidade e identificação com o público.

Conteúdo programado para voz

Segundo um texto publicado pela TractoContent Marketing, a ComScore afirma que metade das buscas será feira por voz, principalmente falando de mecanismos como Siri (Apple), Alexa (Amazon) e Cortana (Microsoft). Em 2021, o marketing passará a considerar dispositivos de áudio, não apenas para ranqueamento no Google, como apresenta o artigo da Tracto.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados