23/12/2020
A pandemia da Covid-19 foi, entre outros divisores de água no mundo, um potencializador para algumas tendências de marketing para o próximo ano. Nos últimos meses de 2020, essas ideias foram aceleradas, enquanto outras previstas perderam o sentido devido ao isolamento social, como aponta uma reportagem do Meio & Mensagem.
Experiência do consumidor
Uma pesquisa da PWC reuniu pontos que são alguns dos principais focos de compras dos consumidores.
- Eficiência (seja da loja ou do serviço do lojista);
- Conveniência;
- Informação;
- Facilidade nos meios de pagamento;
- Interação humana com a marca.
Muitos consumidores consideram que a interação com pessoas é essencial, independentemente do uso da tecnologia.
Agilidade
Em outra pesquisa realizada pela Deloitte, uma das principais tendências apontadas foi a agilidade. Por mais que pareça óbvio, esse tópico indica que o momento é ideal para que profissionais de marketing invistam em ferramentas digitais relevantes para garantir processos ágeis. 66% dos respondentes afirmaram que a pandemia aumentou seu apreço por tecnologias bem desenvolvidas.
Relação usuário X marca
No estudo da Deloitte, ainda, 64% dos executivos entrevistados afirmaram que o engajamento com o consumidor mudou drasticamente durante o período de pandemia. Os clientes podem e devem passar a participantes das marcas, seja como embaixadores, influenciadores ou inovadores.
Personalização
A personalização da experiência, atualmente, já é necessária. Para 2021, então, será essencial. Ofertas que atendam às preferências e dicas que complementem as escolhas são dois exemplos.
Vídeos ao vivo
Com o boom das lives, os vídeos entraram em alta durante a quarentena. Essa tendência acentua-se também devido ao uso cada vez mais difundido das redes sociais em relação à produção de conteúdo audiovisual. A naturalidade das novas plataformas, como é o caso do TikTok, que explodiu em 2020, gera espontaneidade e identificação com o público.
Conteúdo programado para voz
Segundo um texto publicado pela TractoContent Marketing, a ComScore afirma que metade das buscas será feira por voz, principalmente falando de mecanismos como Siri (Apple), Alexa (Amazon) e Cortana (Microsoft). Em 2021, o marketing passará a considerar dispositivos de áudio, não apenas para ranqueamento no Google, como apresenta o artigo da Tracto.