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Categoria: Dicas

10/10/2019

Baixo engajamento na equipe de vendas? Saiba como reverter a situação

A equipe de vendas é uma peça chave na estratégia comercial de qualquer empresa. E um baixo engajamento pode acabar prejudicando na hora de conseguir resultados.

Além do relacionamento com o público, é muito importante cuidar também dos relacionamentos dentro da própria empresa. Só assim será possível conseguir um bom engajamento em uma campanha de incentivo.

Um bom relacionamento é mais importante até mesmo do que as recompensas e treinamentos oferecidos. E normalmente esse é o principal fator na hora de determinar o engajamento da equipe de vendas na campanha.

Por isso, caso a sua equipe de vendas esteja apresentando um baixo nível de engajamento, será preciso analisar alguns pontos para descobrir o que pode ser melhorado. Veja a seguir quais são esses pontos e como eles poderão melhorar a adesão à sua campanha de incentivo.

1 – Faça com que a participação seja fácil, sem complicações

Uma das coisas que mais afasta as pessoas de um programa de incentivo é a dificuldade de participar. Crie um programa que, além de oferecer vantagens reais, seja intuitivo e fácil de participar.

Crie uma competição que vai motivar o seu time de vendas a conseguir as recompensas e vá mudando essa competição para que ela não se torne algo repetitivo.

2 – Aposte no dinamismo

O ritmo do lançamento da campanha é um outro fator determinante para o seu sucesso. Aposte em um planejamento dinâmico, preparando todos para a chegada da campanha com anúncios, teasers e mais. Conte também com a ajuda do time de recursos humanos, que deverá conhecer bem a campanha e os seus objetivos e ajudar no processo de comunicação.

No lançamento, a sua campanha deve ser impactante. Assim ela terá um alto engajamento logo no início. Mas tenha cuidado para não acabar cometendo erros quando esse engajamento começar a diminuir. É normal haver uma queda com o tempo, o importante é não se exaltar e continuar tentando cativar o time de vendas.

3 – Não se esqueça, você está lidando com pessoas

Apesar das premiações em dinheiro serem um grande atrativo, elas não seguram os participantes por muito tempo. Pense sempre que, além dos números, você deve pensar também no lado humano das coisas, do que realmente motiva as pessoas.

Para isso, estude o seu público-alvo e busque entender o que eles esperam da campanha. Oferecendo premiações relevantes para o seu time, eles com certeza terão muito mais interesse em participar.

4 – Torne o acesso ao incentivo fácil e rápido

Nos dias de hoje, as pessoas vivem com uma necessidade constante de gratificação. Por isso, quando você oferecer ao seu time um incentivo, a entrega deve ocorrer no tempo certo para que ela seja significativa e gere engajamento.

Quando o incentivo é entregue com agilidade, ele ajuda os participantes a se lembrarem dos comportamentos que o fizeram receber essa recompensa. Seja um vale-compras físico ou um prêmio digital, busque sempre fazer a entrega no tempo certo para mostrar aos seus funcionários que a empresa é grata pelas suas contribuições.

5 – Atenção especial à comunicação

Outro fator muito importante para o engajamento da equipe de vendas é a comunicação. Durante toda a campanha, a comunicação deve ser transparente e objetiva para guiar os participantes.

Tenha um canal de relacionamento sempre disponível para sanar dúvidas e também receber críticas, elogios e sugestões. As pessoas gostam de ser ouvidas e saber que as suas opiniões são importantes. Tenha também alguma pessoa de um cargo de liderança como porta-voz da campanha, gerando assim uma maior sensação de confiança e compromisso.

Analise o que apontamos acima para compreender o que pode estar comprometendo o engajamento do seu time de vendas. Identificando o problema, será muito mais fácil implementar uma solução eficiente.

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