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Categoria: Dicas

10/10/2019

Experiência do Usuário: O que é e qual é a sua importância para os programas de incentivo.

A elaboração de programas de incentivo envolve várias etapas. É preciso pensar em tudo, desde os objetivos a serem alcançados com a campanha até as recompensas em si. Mas tem uma coisa que nunca deve ser deixada de lado e que pode ser decisiva para o sucesso ou fracasso da campanha: a experiência do usuário.

Nos dias de hoje, não devemos ver as pessoas apenas como números. É preciso pensar nos interesses e necessidades de cada um para gerar engajamento. Nós vivemos na era da experiência, então uma boa experiência é algo que atrai as pessoas para uma campanha e as mantém participando.

O que é o que é o UX (User Experience)?

Como o próprio nome já indica, a UX, ou Experiência do Usuário, é a relação que as pessoas têm com algum serviço, software, produto ou até mesmo aplicativo. O termo engloba a experiência que as pessoas podem ter com tudo isso em todas as etapas de um sistema.

Ou seja, quando estamos falando em Experiência do Usuário, estamos falando sobre a relação que a pessoa terá com as diferentes etapas de uma campanha de incentivo.

Esse termo não engloba fatores como a interface ou outros elementos do tipo. Ele é realmente focado na experiência que o usuário terá com a campanha em si. E entender isso é muito importante para garantir a melhor experiência possível.

Como a UX pode beneficiar campanhas de incentivo?

Quando se fala em campanhas de incentivo, uma boa experiência do usuário é algo fundamental. Por isso, este é um conceito importantíssimo de se conhecer.

Em uma campanha de incentivo, o relacionamento deve vir em primeiro lugar. O colaborador precisa sentir que o seu trabalho é importante e está sendo reconhecido. Nunca se deve criar a impressão de estar trocando números por recompensas.

E para isso, a combinação entre relacionamento e uma boa experiência são perfeitos!

A primeira coisa que se pode conseguir através de uma boa experiência do usuário é o sentimento de conquista. É importante que o participante sinta que está evoluindo graças ao seu esforço, sempre sendo reconhecido por isso.

O ser humano gosta muito de desafios e a sensação de estar superando desafios é algo que enriquece muito uma campanha de incentivo. Ao planejar a experiência do usuário em uma campanha de incentivo, é importante garantir que ele sempre sinta que está progredindo para que se mantenha motivado.

A UX também é muito importante quando se fala em recompensas, afinal, é preciso que o momento da premiação também seja um momento memorável. Planeje tudo para o momento da premiação seja algo com sensação de exclusividade e aproveite esse momento para estreitar a relação entre a empresa e o colaborador.

Por fim, é preciso que a UX também seja simples e agradável. As pessoas têm tendência a deixar de lado sistemas muito complexos, ou que possuem uma utilização pouco prática.

Resumindo, a experiência do usuário deve ser usada ao seu favor para criar um sentimento de empatia e superação de desafios. Esses são sentimentos que mantém os usuários engajados e motivados a continuar participando das campanhas de incentivo.

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