Últimas publicações

Categoria: Dicas

13/11/2019

A gratidão e a sua importância no ambiente de trabalho.

O ambiente corporativo é cheio de desafios e, quando se fala em incentivos, um dos maiores desafios é expressar reconhecimento. Como sabemos bem, para que haja reconhecimento, é preciso ser criada uma sensação de gratidão.

O colaborador, quando nota que a empresa é grata pela sua contribuição, se sente muito mais motivado e engajado.

Mas passar esse sentimento pode não ser uma tarefa tão simples. Por isso hoje vamos falar sobre o que é a gratidão e quais são os efeitos positivos deste tipo de sentimento dentro do ambiente de trabalho.

O que é gratidão?

Antes de pensar em formas de demonstrar gratidão, é importante entender primeiro o que é esse sentimento. A gratidão pode ser definida como “um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.”

As pessoas possuem um grande interesse pelo sentimento de gratidão e isso pode ser um grande motivador. Segundo pesquisadores, esse sentimento pode ser a chave para a criação de uma cultura de trabalho mais humana, harmoniosa e produtiva.

Gerando mais engajamento através da gratidão

O reconhecimento social é uma ferramenta poderosa para conectar pessoas com um propósito. Ser reconhecido pelos seus gestores faz com que as pessoas tenham uma sensação de “missão cumprida”, o que gera mais felicidade e motivação para encarar novos desafios.

Um ambiente de trabalho mais humano, com a presença da gratidão, torna as pessoas mais conectadas ao seu propósito.

Segundo uma pesquisa da IBM® SmarterWorkforceInstituteandtheWorkhuman® Analytics & ResearchInstitute (WARI), as organizações que figuram entre os 25% melhores na experiência dos funcionários – empresas que têm uma cultura de gratidão impulsionada pelo reconhecimento social – conseguem um retorno dos ativos quase 3 vezes maior e retorno das vendas 2 vezes maior.

Além disso, as conexões criadas pelo reconhecimento nutrem uma cultura de positividade que pode ajudar todos a se tornarem bem-vindos no ambiente corporativo.

Esse tipo de sentimento é muito importante para o incentivo, que hoje deve ser baseado em relacionamentos positivos. Quanto mais gratidão você expressar, mais conseguirá criar esse sentimento dentro da empresa e mais frutos irá colher.

Quer saber mais sobre o mercado de incentivo? Então acesse o nosso blog https://www.blogdoincentivo.com.br/ e confira várias matérias e notícias voltadas para este nicho.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados