Últimas publicações

Categoria: Dicas

11/03/2020

Estudo de caso: Empresa faz Campanha de Marketing baseada em Incentivo e aumenta adoção de App Móvel em 205.9%

Quando as pessoas pensam em programas de incentivo, a primeira coisa que vem nas suas mentes é a possibilidade de aumentar as vendas, a retenção de clientes ou reconhecer o trabalho de funcionários. Mas você sabia que o marketing baseado em incentivos pode até mesmo impulsionar a adoção de um aplicativo móvel?

Continue acompanhando este post para ver um estudo de caso onde o marketing baseado em incentivo foi usado para aumentar a adoção de um app móvel.

Perfil do cliente: mantendo-se à frente no canal

A fabricante de empilhadeiras tinha grandes planos de crescimento, além de uma reputação de longa data para apoiá-la. Com forte confiabilidade e baixo custo de propriedade, a fabricante oferece uma forte proposta de valor para clientes em todo o mundo. No entanto, como muitos fabricantes, eles contam com uma rede de parceiros de canal para educar e influenciar nas decisões de compra dos usuários finais.

A fabricante possui um programa de incentivo ao revendedor para manter sua marca sempre na mente dos revendedores e motiva-los a priorizar a venda de suas empilhadeiras em detrimento dos concorrentes. No ano passado, ela integrou um aplicativo móvel ao seu programa de incentivo. Esse aplicativo móvel de incentivo ao revendedor oferece várias vantagens importantes para a empresa:

- Melhora a conveniência e acessibilidade do seu programa de recompensas;

- Fornece uma plataforma com uma comunicação mais conectada;

- Diferencia seu programa de recompensas dos programas que seus concorrentes oferecem;

- Permite que os revendedores acompanhem o progresso em direção às suas metas em tempo real;

- Cria oportunidades adicionais de engajamento e gamificação;

- Oferece ferramentas fáceis de usar para envio e verificação de reivindicações de vendas, para uma troca de dados mais limpa e completa;

- Posiciona seu programa de incentivo ao revendedor para corresponder aos interesses e estilo de vida do comprador B2B moderno, tornando seu programa uma solução de vendas e marketing à prova de futuro.

O problema: Por que os revendedores não baixaram o aplicativo?

Embora tudo isso pareça ótimo no papel, houve um pequeno problema: os revendedores simplesmente não estavam baixando o aplicativo móvel. A proposta de valor do aplicativo móvel de incentivo ao revendedor passou despercebida e todos esses benefícios potenciais não foram notados. Então a fabricante de empilhadeiras procurou uma consultoria especializada em campanhas de incentivo para conseguir ajuda.

Foi feita uma análise do canal e a projeção de uma campanha de marketing baseada em incentivo para educar os revendedores e incentivá-los a baixar o aplicativo.

Identificando objetivos para a campanha de marketing

Antes de lançar a campanha de marketing baseada em incentivo, foram identificadas duas metas:

Objetivo 1: Utilizar o marketing baseado em incentivos para acelerar a adoção do aplicativo móvel de incentivo ao revendedor.

Objetivo 2: Usar o bônus por tempo limitado para incentivar os revendedores a enviar reivindicações de vendas a partir do aplicativo móvel.

Definir metas atingíveis e mensuráveis do programa de incentivos é uma parte essencial do sucesso do marketing de incentivos.

O que é o marketing baseado em incentivos?

Então, como o marketing baseado em incentivos é diferente do marketing comum? Enquanto o marketing promove a compra e venda de um produto, conscientizando e educando os clientes ou parceiros de canal, o marketing baseado em incentivos leva as coisas um passo adiante.

O marketing baseado em incentivos recompensa os clientes por tomarem as ações desejadas, o que ajuda a orientá-los na jornada do comprador e fornece motivação para que eles sigam as chamadas para ação (CTAs).

Projetando a campanha

Trabalhando com o cliente, os especialistas projetaram uma campanha de marketing com vários pontos de contato e multicanal. A campanha incluiu:

3 E-mails personalizados - Três e-mails personalizados foram enviados para revendedores-alvo ao longo de dezesseis semanas, promovendo o aplicativo móvel e fornecendo links para download.

2 Malas diretas - duas malas diretas foram enviadas com o intuito de aumentar a conscientização. A mala direta teve uma taxa de resposta de 4%, em comparação com uma taxa de resposta de 0,12% nos e-mails.

3 Notificações push - Depois que os revendedores baixavam o aplicativo móvel, eles recebiam notificações push para motivá-los a usar o recurso de envio de reivindicação de vendas para dispositivos móveis e incentivá-los a compartilhar comentários sobre o programa.

Promoções exclusivas de pontos de bônus por tempo limitado - Em todas as etapas do funil, os revendedores tiveram a chance de ganhar pontos de recompensa de bônus, dando a eles um motivo para concluir cada CTA.

Antes e depois da campanha de marketing baseada em incentivos

A campanha foi um sucesso estrondoso. Ao longo de dezesseis semanas, os resultados foram os seguintes:

- A adoção total de aplicativos para dispositivos móveis aumentou 205,9%;

- 543 envios de reivindicações de vendas foram feitos por meio do aplicativo móvel de 22,3% do total de usuários do aplicativo;

-As taxas de abertura de e-mail da campanha foram 48,3% (143,7% mais altas que as referências de e-mail do fabricante). As taxas de cliques superaram os benchmarks do setor em 419,7%. Os números, embora altos, estão alinhados com as métricas alcançadas com os e-mails direcionados relacionados a recompensas.

Ao inspirar os revendedores a fazer o download do aplicativo móvel do programa de incentivo ao revendedor, a fabricante de empilhadeiras conseguiu deixá-los engajados e investidos em um funil de marketing de fidelidade que poderá ser usado para capturar mindshare e criar preferência de marca. O recurso de envio de relatório de vendas fácil de usar melhora a qualidade dos dados que seus revendedores fornecem e diferencia seus programas de recompensa dos concorrentes.

Logo depois desse case de sucesso, a empresa já tinha planos de expandir o seu programa de incentivo ao revendedor.

Se você gostaria de aproveitar todos os benefícios que o marketing de incentivo pode oferecer para a sua empresa, entre em contato com a WLC! Temos especialistas que poderão te ajudar a tornar a sua campanha um sucesso. Acesse https://www.wlc.com.br/ e conheça o que temos para oferecer.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados